Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. E são justamente estes livros que inspiram e mudam o principal motivo da ida dos alunos e leitores do Colégio Metropolitano de Indaial ao evento. A feira, que ocorre desta quinta-feira até o dia 19, no Anhembi, atrai escritores, visitantes e, principalmente, leitores e deve chegar a marca de 800 mil visitantes nesta edição.
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A ideia da excursão com saída de Indaial rumo a São Paulo surgiu em 2006. Desde então, a escola mobiliza os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio e incentiva a participação no evento. Este ano, 32 alunos e professores vão embarcar rumo à bienal. A partida da viagem de aproximadamente 8h está marcada para o dia 17 com retorno no dia 20.
A diretora da instituição, Rejane Berka, destaca que além de conhecer a feira, conferir as novidades e fazer compras, os alunos também aproveitam para fazer um passeio pela cidade. Eles passam pelo Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa e Pinoteca.
– É um momento em que os alunos conhecem, aprendem e se divertem. Eles têm a possibilidade de conhecer e aprender coisas diferentes bem de perto. No retorno para casa eles leem, trocam experiências e compartilham os livros – ressalta.
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Segundo a organização, em 2010 a bienal recebeu 743 mil visitantes. Neste ano, cerca de 120 mil crianças serão vistas correndo pelos corredores e terão, em alguns casos, seu primeiro contato com uma grande quantidade de livros. Numa área de 60 mil m², 480 expositores vão mostrar a produção de cerca de 1.100 selos editorias.
Contato direto com o público
De Blumenau, a Editora Vale das Letras e a Editora Todo Livro estão entre os expositores da feira e vão levar na bagagem um vasto material de literatura infantil. De acordo com o gerente editorial Stevan Richter, da Editora Vale das Letras, o foco principal da participação na bienal de São Paulo está na conquista do público.
– A bienal é importante na visibilidade do consumidor final e no aumento do conhecimento da marca – destaca Richter.
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A gerente editorial da Editora Todo Livro, Tatiana Reinter Bueno, revela que por alguns anos a empresa ficou de fora da bienal, mas este ano retornou para conquistar o público com um estande com 200m² e títulos da literatura infantil.
– A bienal foca no consumidor final e oportuniza a venda direta o que é muito importante para a empresa, pois dá a possibilidade do público ter contato direto com as novidades do ramo.