Todos os dias, trabalhamos com muita vontade de fazer as reportagens das nossas vidas, as fotografias das nossas vidas, a melhor edição do Diário Catarinense para os leitores. Mas esta semana foi especial para toda a Redação. Também por causa das festas de fim de ano, mas porque estamos preparando com muito carinho a edição conjunta de Ano-Novo, que vai circular amanhã e na terça-feira.

Continua depois da publicidade

Esta edição é especial porque conta com o material enviado pelos leitores que aceitaram o convite feito no começo do mês para que contribuíssem com o DC da Virada – um concurso cultural que iria publicar as melhores participações -, e mandaram textos e fotos fazendo um balanço de como foi 2013 e o que esperam deste novo ano que se inicia.

Durante o mês de dezembro, recebemos quase uma centena de participações de todas as regiões do Estado. Leitores que escreveram para colaborar com os colunistas; e outros que deram dicas sobre como viver de renda em 2013, o que esperam dos novos prefeitos e do futebol catarinense no próximo ano, entre outros assuntos. Também tivemos leitores que falaram sobre as suas maiores realizações de 2012: terminaram de construir a casa, trocaram de carro, fizeram uma viagem, se casaram, a lua de mel em um dos paraísos do Litoral Catarinense, e uma leitora que fez uma superdeclaração de amor ao marido.

O fim de ano é mesmo a época em que as pessoas se dedicam a avaliar o que passou, para fazer e refazer planos para o futuro, para refletir.

Entre as histórias selecionadas, a que foi contada por Taiza Amaral sobre a filha Amanda Karen do Amaral Mellek – uma menina-mulher que saiu de Videira para se tornar engenheira eletricista, este ano foi contratada pela maior empresa de soluções em energia na Suíça e que, para conquistar este cargo, passou por muitas dificuldades – nos ensina sobre a importância de lutar e não desistir.

Continua depois da publicidade

A segunda história bastante marcante é a do morador de Palhoça Alexandre Weiss, que conta que o melhor dia de 2012 para ele foi um domingo de novembro em que ele levou o afiliado Matheus ao shopping para brincar e ver o Papai Noel. Um ato que nos leva a repensar o que realmente é importante para a nossa vida e ver que a felicidade pode estar nas coisas mais simples.

Com esta edição colaborativa, reiteramos o convite para que os leitores estejam à vontade para participar diariamente das páginas do jornal. É desta forma que ampliamos no jornal o que o jornalista americano Bill Kovack, ex-editor do jornal New York Times e autor do livro Os elementos do Jornalismo chama de jornalismo colaborativo.

Neste domingo, quero aproveitar também para agradecer pelos mais de 7,6 mil e-mails com cartas, fotos e artigos que a editoria do Leitor recebeu durante este ano. Foram 288 artigos e mais de 3,1 mil participações (entre cartas e fotos) publicadas. Muito obrigada.