BR-101 Sul. Em Tubarão, o túnel do Formigão está em fase de conclusão e a ponte antiga, que precisa ser demolida para construir uma nova, nem licitação. Mais um ponto de tranqueira para o verão. Túneis do Morro dos Cavalos, após 10 anos de promessas, não têm licitação. Novo terminal do aeroporto de Florianópolis é uma novela que se arrasta por mais de 10 anos, sem término previsto. Ferrovias prometidas para facilitar o escoamento da produção catarinense… só na promessa.
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Agostinho Wolfart
Palhoça
O diagnóstico é simples: incapacidades governamentais e empreiteiras privadas desabilitadas técnica e financeiramente para as complexidades dos empreendimentos.
Baldomir Simon Lapolli
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Florianópolis
Muito se fala em duplicação de rodovias como medida de redução de acidentes e do tempo de percurso entre as cidades. Mas pouco se vê de propostas que, antes da duplicação total, providenciem criação de faixa adicional nos trechos de linhas contínuas (onde são proibidas as ultrapassagens), subidas, curvas à direita e implantação de contornos rodoviários nos trechos urbanos das rodovias. Depois dessas soluções, aí sim poderia se pensar em duplicação total. Mas antes disso, será que não haveria outras rodovias necessitando destas melhorias pré-duplicação total? Tratam-se de obras mais baratas, mais rápidas e com impacto mais significativo sobre a segurança e a agilidade do que uma duplicação total, que pode demorar décadas e ainda assim ser cheia de gargalos, lombadas, semáforos e filas provocadas por trânsito urbano.
Cláudio Márcio Araújo da Gama
Timbó
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