A situação não está nada confortável para os pacientes e acompanhantes da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. De acordo com uma leitora do jornal Hora, que não quis ter o nome divulgado, além da falta de higiene, quem acompanha o paciente na maternidade tem que dormir sentado em uma cadeira de plástico, pois não existem poltronas disponíveis nos quartos e enfermarias.

Continua depois da publicidade

Estariam, ainda, faltando remédios e equipamentos no local, e até itens básicos, como copos descartáveis e papel toalha. Sem falar na sujeira que toma conta, principalmente, dos banheiros.

Leia mais notícias sobre a Grande Florianópolis

Fotos enviadas pela leitora mostram que no banheiro dos pacientes havia roupa de cama ainda com manchas de sangue e material de limpeza espalhado. Já o dos visitantes é o mesmo para homens e mulheres.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, outro problema ocorreu na unidade: um vazamento no centro cirúrgico.

– O que houve foi um vazamento em uma das salas decorrentes da caixa d’água que transbordou, mas isso foi resolvido na hora e não foi preciso fechar nenhuma das salas – explicou o gerente administrativo da maternidade, Gilberto Seeman.

Ele também afirmou que houve um problema também com as poltronas que foram compradas recentemente para os acompanhantes. Segundo o gerente, os equipamentos vieram com defeito e tiveram que ser devolvidos para reparos enquanto ainda estavam na garantia.

A leitora que procurou a reportagem afirmou ainda que há falta de medicamentos e equipamentos no hospital, informação negada por Gilberto. Quanto aos banheiros, ele afirma que há uma equipe de limpeza contratada só para realizar este serviço.

Continua depois da publicidade

– Deve ter havido foi um problema pontual para justificar o estado do banheiro nas fotos – alegou o gerente, que explicou ainda que os acompanhantes são orientados a usar o banheiro dos visitantes quando os quartos são conjuntos.