Por Gilberto Castoldi*
Em março de 2012, eu e mais 59 ciclistas do grupo Santa Ciclismo, de Santa Cruz do Sul, nos propusemos a fazer um cicloturismo de Bento Gonçalves até o Viaduto 13, em Vespasiano Correa, 82 quilômetros, passando pelo Vale dos Vinhedos e por Monte Belo, Santa Teresa e Muçum.
Continua depois da publicidade
Fomos em quatro vans, com reboque para bikes, até a cidade de Bento Gonçalves, onde tomamos café em um ótimo hotel (Viverone). Depois, colocamos as bicicletas na estrada e saímos a passear pela cidade.
Conhecemos a igreja em forma de “pipa”, passamos na Vinícola Aurora, fomos até a estação férrea, onde o maquinista nos saudou, na chegada, com o apito da Maria Fumaça, e então nos dirigimos ao Vale dos Vinhedos.
A emoção de pedalar por ali foi muito grande, pois já fui ao Vale muitas vezes, porém, sempre de carro. A gente sentia o cheiro de uva no ar, durante praticamente todo o trajeto. Paramos em vários locais para tirar fotos em grupo, dos belos parreirais, das ótimas vinícolas, dos excelentes hotéis, das lindas construções, das agradáveis lojas de artesanato e dos produtos coloniais.
Continua depois da publicidade
Ao final do Vale, perto de Monte Belo (cidade pequena, mas acolhedora, com uma linda igreja), acessamos a estrada em direção a Santa Teresa e para lá nos dirigimos. Conhecemos a bela torre de pedra da igreja e um “antigo” armazém de secos e molhados, onde nos abastecemos e seguimos viagem até Muçum.
Visitar o Vale dos Vinhedos é sempre ótimo, mas visitá-lo em época de colheita da uva é sensacional.
* Vive em Santa Cruz do Sul, é aposentado e cicloturista
Veja mais imagens do Vale dos Vinhedos: