* Carlos Vilas Boas, 31 anos, de Florianópolis

Recentemente comemorei quatro anos de casado e, para festejar a data, fiz um jantar completo para minha mulher, com entrada, prato principal e sobremesa, além de um belo vinho, é claro. A entrada foi comprada pronta, não por falta de criatividade, mas falta de tempo mesmo, já que o jantar foi durante a semana. Comprei Coquille de Camarão na loja Estação do Mar, em Coqueiros. Combinou muito bem, já que o prato principal era peixe.

Continua depois da publicidade

? O prato principal foi uma releitura de um peixe espetacular que comi no restaurante Francis, em Montevidéo, Uruguai. Fiz um congrio assado com recheio de salmão e, como acompanhamento, risoto de parmesão. Confesso que meu prato não chegou nem aos pés do Francis, já que eles usam linguado para rechear e com congrio não ficou tão bom. (Seria muita ousadia minha comparar meu prato com o premiado Restaurante Francis).

? Iniciei fazendo o recheio, salteando o salmão na cebola com manteiga. Depois, o coloquei no meio do congrio, já temperado com sal e pimenta. Fechei o peixe com palito de dente. Em seguida, reguei com azeite de oliva e coloquei no forno com temperatura de 200 graus por 15 a 20 minutos.

? Enquanto o peixe assava, fiz o risoto. Comecei fritando a cebola e o alho, depois coloquei o arroz arbóreo com vinho (o mesmo que estávamos bebendo). Quando o vinho “reduziu” acrescentei o caldo, sempre mexendo sem parar até dar o ponto (ao dente).

Continua depois da publicidade

? Depois de o arroz estar cozido, acrescentei manteiga e queijo parmesão ralado. Tampei a panela e deixei “descansar” por 5 minutos.

? O resultado é esta beleza aí da foto.

Participe do Bem Caseiro: envie sua receita com foto, nome completo, cidade e telefone para o e-mail gastronomia@diario.com.br.