A Secretaria de Estado da Saúde proibiu temporariamente, por precaução, a comercialização de derivados da marca Laticínio Holandês – como iogurtes, nata e queijo – em Itajaí. A medida foi tomada depois que dois lotes de leite pasteurizado produzidos pela empresa foram apontados como suspeitos de contaminação.

Continua depois da publicidade

Apesar de a suspeita se concentrar sobre apenas dois lotes, em Itajaí desde sexta-feira à noite todos os lotes de leite da marca foram recolhidos dos mercados e inutilizados. Já os derivados, ou foram recolhidos ou estão mantidos nos depósitos dos comércios.

Em Itajaí, a orientação para quem ainda tiver os produtos em estoque é avisar a Vigilância Sanitária pelo telefone de plantão 9601-2675. A recomendação é que os produtos não sejam consumidos por enquanto.

Até o início da tarde deste domingo, segundo a Vigilância Epidemiológica, foram registrados quatro casos na região: em Penha, Balneário Piçarras e Navegantes. Uma das vítimas segue hospitalizada. As demais já receberam alta médica.

Continua depois da publicidade

A suspeita é que a intoxicação tenha sido causada pela ingestão de substância metemoglobinizante, que, em certas condições, impede o transporte do oxigênio no sangue e pode causar asfixia.