O aleitamento materno traz inúmeros benefícios ao bebê, a mãe e a sociedade, como um todo. Dentre eles, a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe.

Continua depois da publicidade

Vale dizer que dar de mamar ao bebê é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha.

Uma medida de proteção

Muitas mulheres pensam ter o leite fraco, especialmente ao verificarem que nos primeiros dias após o parto sai de seu peito um líquido ralo e claro. Na verdade, este leite chama-se colostro e é importantíssimo para o bebê, pois nele existem inúmeros anticorpos que a mãe passa ao seu filho, protegendo-o contra diversas doenças.

Continua depois da publicidade

A mãe deve permitir que a criança mame até o momento em que sentir o peito vazio para, só então, oferecer a outra mama. Estas são recomendações importantes, pois muitas mães reclamam que seus filhos choram o tempo todo, que querem mamar a toda hora. Na verdade, o bebê é que sente fome, pois este alimento é rapidamente digerido.

Dicas para as mamães

::: Para prevenir as rachaduras, passe o próprio leite na mama, antes e após dar de mamar.

::: Ao amamentar, a mulher deve preferir ambientes tranquilos, posicionar-se de maneira confortável.

::: Durante a amamentação podem ser utilizados travesseiros para ajudar no apoio do bebê.

::: Não se deve deixar cair água quente ou morna nos seios, pois isto pode fazer com que o leite empedre e cause mais dores.