Desvendamos cinco mitos e verdades sobre a azia
– Normalmente, se pegar a população geral, todo mundo teve azia alguma vez na vida – avalia o chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Moinhos de Vento, Ismael Maguilnik.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Refluxo: causas, tratamento e consequências
Continua depois da publicidade
Intoxicação alimentar: causas, tratamento e como evitar
Mas antes de começar a falar do problema, é preciso estar ciente dos tipos de azia. Tem aquele provocado pela alimentação (esse que você ainda pode ter) e aquele relacionado ao refluxo. O primeiro caso aparece depois da ingestão de grande quantidade de comida e até de episódios de estresse ou preocupação. Já quem sofre com refluxo, quando o suco gástrico faz o caminho contrário dos alimentos, pode ter como gatilho o consumo de café, bebidas alcoolicas, alimentos gordurosos (em excesso) e o tabagismo.
– A gordura retarda o esvaziamento do estômago e, para quem tem tendência ao refluxo, pode ser um desencadeante – explica o professor titular da UFRGS Carlos Fernando de Magalhães Francesconi.
Independentemente do que provocou a azia, receitas do tempo da vovó não faltam na hora de apagar a queimação. Com a ajuda dos dois especialistas, listamos cinco mitos e verdades que rondam o problema.
Continua depois da publicidade