Chamada pelos taxistas de Jurerê Internacional que reclamaram de food trucks estacionados em suas vagas, a Guarda Municipal armou uma fiscalização de trânsito no último sábado (4), durante e depois do show do Jota Quest no P12, fazendo muita gente acreditar que se tratava de uma blitz da Lei Seca. Segunda a Guarda Municipal não era.

Continua depois da publicidade

Curiosamente, considerando estarmos em uma cidade conhecida pelas festas, tais ações, que já causaram mudanças de comportamento nos motoristas em cidades como Rio de Janeiro e Porto Alegre, não ¿ pegaram¿ em Florianópolis. A exceção é no Sul da Ilha, onde a Polícia Rodoviária Estadual tem feito fiscalização quase que diariamente na SC- 405. No que depender de Maryanne Mattos, comandante da Guarda Municipal que também responde interinamente pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, a farra de quem encara a direção embriagado tem os dias contados.

– Em 13 anos na Guarda, vi poucas ações voltadas para esse fim, mas há um desejo meu e da atual administração pelo início das operações de Lei Seca estruturadas e com frequência, no mínimo, semanal. Já começamos as conversas com outros órgãos, como Detran e Polícia Rodoviária Estadual e o plano é começar no final do primeiro semestre de 2017. Até o verão, as pessoas já vão saber que em Florianópolis não se brinca – comentou com a coluna.