A lei “assinada” pela cachorra Many em Florianópolis, em 2021, começou a valer nesta segunda-feira (23). A partir de agora, cães de famílias de baixa renda, da Capital, vão receber o tratamento gratuito contra leishmaniose. O procedimento é feito através do Centro de Controle de Zoonoses, que faz também a investigação e varredura em áreas identificadas com a presença do agente transmissor da doença, o mosquito-palha.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A prefeitura já oferecia gratuitamente a coleira repelente, que ajuda a manter os mosquitos longe dos animais. No entanto, os medicamentos não eram ofertados até então. O protocolo nacional, segundo o órgão, é realizar eutanásia nos animais que testarem positivo para doença.
— Não achávamos justo que famílias carentes tivessem apenas a opção da eutanásia. Por mais que este seja um protocolo nacional, acreditamos que Florianópolis poderia ir além e oferecer os remédios. Animais se tornaram parte integrante das nossas famílias — disse o prefeito Topázio Neto.
Continua depois da publicidade
A lei foi “assinada” por Many antes de ir para votação na Câmara dos Vereadores. A cachorra estava em tratamento contra a doença na época. A situação viralizou nas redes sociais.