No show deste sábado em Tubarão, a Legião Urbana parece que descobriu um jeito de existir em 2015. Remanescentes da formação original, o guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá deixaram de lado o papinho café-com-leite de tributo e assumiram uma turnê de verdade, tendo como pretexto os 30 anos do disco de estreia do grupo.

Continua depois da publicidade

O vocal, sempre um problema – vide Wagner Moura ou Rogério Flausino – foi razoavelmente contornado pelo ator e músico André Frateschi, que tem a grande qualidade de não querer lembrar Renato Russo. E o repertório fez jus à história dos brasilienses sem recorrer somente aos sucessos. Pelo contrário: a primeira parte deixou muita gente desnorteada. O grupo volta a se apresentar em Santa Catarina no dia 12 de dezembro, no Devassa on Stage, em Florianópolis.

Com participação de Paula Toller, turnê do Legião Urbana chega a Floripa em dezembro

Teste: Veja se você é realmente um fã da Legião Urbana

Continua depois da publicidade

No Hangar, a abertura com Será levou o público a entender que viria uma sessão de greatest hits. Era a primeira música do primeiro álbum da Legião Urbana, que seria reproduzido na íntegra e na ordem em que apareceram em vinil em 1985, acompanhado também por Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo) e Roberto Pollo (teclados).

Dado Villa-Lobos relembra o passado e fala sobre a turnê Legião Urbana XXX Anos

A turma do oba-oba reconheceu apenas Ainda É Cedo (cantada por Dado), Geração Coca-Cola e Por Enquanto. Mas valeu demais presenciar, ao vivo, lados B da época em que a banda tateava em busca de sua identidade. Se o punk funk de A Dança, a autoexplicativa O Reggae ou a urgente Baader Meinhoff Blues tivessem estourado, o grupo poderia ter virado outro tipo de gigante.

Três curiosidades sobre a Legião Urbana reveladas por Dado Villa-Lobos

O que a Legião Urbana acabou se tornando – mais lenta, mais leve, mais reflexiva – dominou a segunda parte do show. Como era de se esperar, a plateia finalmente conseguiu soltar a voz em Tempo Perdido, Há Tempos ou Eu Sei. Frateschi nem precisava se esforçar. Bastava apontar o microfone que o povo se encarregava das letras. Em Pais e Filhos, ele trocou de lugar com Bonfá, que também sentiu o gosto de reger o coral como se não houvesse amanhã.

Continua depois da publicidade

No bis, a casa inteira declamou os 168 versos de Faroeste Caboclo, celebrou a estupidez em Perfeição e respondeu ¿é a p* do Brasil¿ em Que País É Este?. Cada uma a seu modo, as três retratam um cenário doente, injusto e amargo. O fato de permanecerem atuais faz com que, mesmo passado tanto tempo do seu auge, a Legião Urbana ainda seja tão jovem.

SET LIST

Será

A Dança

Petróleo do Futuro

Ainda é Cedo

Perdidos no Espaço

Geração Coca-Cola

O Reggae

Baader Meinhoff Blues

Soldados

Teorema

Por Enquanto

[intervalo]

Tempo Perdido

Daniel Na Cova Dos Leões

Há Tempos

Dezesseis

Fábrica

Eu Sei

Pais e Filhos

Angra dos Reis

O Teatro dos Vampiros

Índios

[bis]

Faroeste Caboclo

Perfeição

Que País É Esse