Lebron James, ala do Miami Heat, foi eleito pela terceira vez na carreira o jogador mais valioso (MVP, na sigla em inglês) da NBA. A notícia foi confirmada neste sábado pelo site da liga americana de basquete. A entrega do troféu será no domingo, antes do primeiro jogo da série semifinal da Conferência Leste, entre Heat e Indiana Pacers, do brasileiro Leandrinho.

Continua depois da publicidade

Com essa conquista, Lebron entra para uma galeria seleta da NBA, igualando-se a jogadores legendários como Moses Malone, Larry Bird e Magic Johnson, todos com três troféus de MVP. No topo da lista de jogadores mais valiosos está o recordista Kareem Abdul-Jabbar, com seis; Bill Russell e Michael Jordan, com cinco, e Wilt Chamberlain, com quatro títulos, também estão à frente do ala do Heat.

E esse não é o único recorde pessoal de Lebron James. Pelo contrário, o jogador é dono de uma extensa lista de marcas notáveis. Entre elas, ter sido o jogador mais jovem a ser escolhido como primeiro do draft, com 18 anos. James é ainda o jogador que mais marcou pontos consecutivos em uma partida de playoff; foram 25 contra o Detroit Pistons, em 2007.

Apesar dos números impressionantes, o ala de 27 anos ainda não tem um anel de campeão da NBA. Ele já chegou às finais por suas ocasiões: em 2007, quando levou o Cleveland Cavaliers à final pela primeira vez na história da franquia e foi derrotado pelo San Antonio Spurs, e em 2011, já pelo Heat, ocasião em que perdeu para o Dallas Mavericks.

Continua depois da publicidade