Lebon Régis, no Meio-Oeste, decretou situação de emergência nesta quinta-feira após ser afetada por chuvas e granizo. O decreto ainda precisa ser referendado pelo Estado para facilitar o acesso a recursos e serviços para reconstrução da cidade.
Continua depois da publicidade
Homem morre atingido por raio em localidade rural de Lebon Régis
Trezentas casas e 1,5 mil pessoas foram atingidas, sendo necessária a distribuição de 11 rolos de lona para cobrir telhados danificados por pedras de granizo. Além disso, um jovem de 23 anos morreu após ser atingido por um raio na localidade rural de Fazenda Rio dos Patos.
Chuva intensa provoca alagamentos e cancela aulas em Lages
Continua depois da publicidade
Outras doze cidades do Estado informaram oficialmente à Defesa Civil que tiveram ocorrências relacionadas às chuvas: Lages, Abelardo Luz, Anchieta, São Miguel d’Oeste, São João do Oeste, São Carlos, São Bento do Sul, Itapiranga, Xanxerê, Campo Belo do Sul, Campo Erê e Timbó.
Na região da Serra, uma das mais prejudicadas, as cidades de Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto e São Joaquim estão mobilizadas com abrigos, efetivos de prontidão e estrutura das prefeituras à disposição durante o feriado.
Abrigos começam a ser abertos em regiões com previsão de chuva forte
Chuva intensa chega a SC com previsão de temporal e granizo até domingo
Em São Carlos, a chuva alagou algumas ruas e inundou pelo menos cinco residências. Houve também dois pontos de deslizamentos de terra. Em Anchieta, na divisa com Palma Sola, também ocorreram estragos. Seis árvores caíram sobre a SC-471, no trevo da cidade, e o prejuízo maior foi na comunidade Santa Rita. Por lá, pelo menos sete postes de energia elétrica e cinco de telefone caíram com a força do vento.
Continua depois da publicidade
Frente fria avança por SC e traz risco de temporais e granizo nesta quinta
Florianópolis se prepara para previsão de temporal
Em Campo Erê, na Linha Camargo, o vento derrubou cerca de 40 eucaliptos e houve pelo menos um destelhamento no interior e outro na área urbana. Itapiranga teve uma queda de árvore e São João do Oeste registrou alagamento em algumas ruas.
Abelardo Luz teve vento com granizo na localidade de Canhadão, danificando 10 casas e destelhando pelo menos um galpão e um aviário. Xanxerê e São Miguel d’Oeste também sofreram com alagamentos. Timbó teve problemas com abastecimento de energia elétrica.
Em Bom Retiro e Rio Rufino estão previstas reuniões nesta sexta-feira para avaliar possíveis ações diante da chuva forte. Houve ainda ocorrências de queda de granizo, sem causar prejuízo aos moradores, em Mafra, São Bento do Sul e Balneário Camboriú, entre outras cidades.
Continua depois da publicidade