O leão-marinho avistado em 19 de junho na praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, parece ter gostado do litoral Norte catarinense. Depois de ter recebido atendimento médico veterinário por conta de uma lesão no olho esquerdo, diarreia e estar abaixo do peso, o animal fora encontrado na praia Vermelha, em Penha, após a soltura feita pelos profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Na última segunda-feira, 3, o mamífero animal voltou ao primeiro balneário que visitou.
Continua depois da publicidade
A equipe da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que executa o projeto na região, foi até a praia de Laranjeiras e constatou ser o mesmo animal devido à marca criada no momento da medicação. Agora, o procedimento é monitorar a saúde do leão-marinho.
Os especialistas alertam para que as pessoas não se aproximem dos bichos. Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.
Esta é a época em que os leões-marinhos deixam as colônias reprodutivas no Uruguai e nadam em busca de águas mais quentes. Segundo o pesquisador André Barreto, da Univali, que coordena o projeto, o leão-marinho é um animal comum na costa catarinense, embora costume aparecer mais nas praias entre o fim do inverno e o início da primavera. Geralmente, eles param para um descanso estratégico entre uma refeição e outra.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Leão-marinho descansa na praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú
Leão-marinho recebe atendimento médico na praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú
Visitantes ilustres: as diferenças entre leão-marinho e elefante-marinho