Um leão-marinho-do-Sul de 2,37 metros e 254 quilos foi encontrado morto na praia do Campeche, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira (2). O resgate foi feito pela associação R3 Animal que monitorava a praia quando encontrou o animal em avançado estágio de decomposição.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O leão-marinho, que se tratava de um macho adulto, teve que ser retirado com uma retroescavadeira emprestada pela prefeitura da Capital. A associação, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), levou o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). Lá, o leão-marinho deve passar por necropsia nesta quarta-feira (3).
De acordo com a R3 Animal, trata-se do terceiro leão-marinho encontrado morto nas praias da Capital. Um grupo da espécie Otaria flavescens utiliza um costão da Ilha para descansar. Segundo a associação, é comum ver entre o outono e o inverno os animais na região. Isso porque eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nas praias catarinenses em busca de alimento e descanso.
Conforme o R3, leões-marinhos-do-Sul vivem entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Suspeito preso após assalto em Florianópolis tem 25 anos e 56 passagens pela polícia
Avenida no Centro de Florianópolis é o lugar mais quente da região; entenda o motivo
Maus-tratos em creche de SC: duas funcionárias são indiciadas por tortura e agressão