O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, transmitiu em uma conversa por telefone com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, nesta sexta-feira (10), a “rejeição categórica” da Rússia às últimas sanções anunciadas por Washington – declarou a Chancelaria.

Continua depois da publicidade

No telefonema, que aconteceu “por iniciativa americana”, “o lado russo expressou sua rejeição categórica às novas sanções anunciadas recentemente por Washington em relação com supostas informações sobre o envolvimento da Rússia no suposto caso Skripal”, informou o Ministério russo, em um comunicado.

“Serguei Lavrov ressaltou que, nem os Estados Unidos, nem a Grã-Bretanha, nem nenhum outro país proporcionaram, desde o incidente de Salisbury, qualquer fato que confirme tais afirmações”, acrescenta a nota.

Na quarta-feira, o governo americano anunciou novas sanções contra a Rússia, em função do envenenamento, no início de março, em Salisbury, na Inglaterra, do ex-agente duplo russo Serguei Skripal e de sua filha, Yulia. Londres responsabiliza as autoridades russas, que negam, desde o início, qualquer envolvimento no episódio.

Continua depois da publicidade

Ontem, Moscou criticou as sanções “inaceitáveis”, e a diplomacia russa prometeu retaliar.

Lavrov e Pompeo concordaram, porém, “em manter os contatos em todas as questões de interesse mútuo”, completa o comunicado divulgado pelo Ministério russo das Relações Exteriores.

* AFP