Depois do calorão registrado durante a segunda-feira no Sul de Santa Catarina, a tarde foi marcada por chuvas de granizo isoladas. No município de Meleiro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica (Epagri) contabiliza os prejuízos nas lavouras de arroz e milho. Também houve destelhamento de galpões e danos na rede elétrica.
Continua depois da publicidade
No momento do temporal, fazia 35°C na cidade segundo dados do Epagri/Ciram. A combinação de vento forte, chuva e granizo atingiu uma faixa de cerca de mil hectares, principalmente de arroz irrigado, segundo o engenheiro agrônomo da Epagri de Meleiro, Reginaldo Ghellere. A estimativa é que os prejuízos fiquem em torno de R$ 2 milhões para os agricultores.
— Temos recomendando para as pessoas acionarem o sistema financeiro, boa parte das lavouras está segurada, o que vai minimizar as perdas dos agricultores. É um ano difícil para eles, tivemos estiagem forte, isso faz com que a produtividade desse ano já seja mais baixa, e agora com essas perdas, pior ainda — explica Ghellere.
Os danos foram pequenos em alguns locais, na ordem de 5%, e mais extensos em outros, onde o granizo chegou a atingir 70% da plantação. A tempestade com vento forte, chuva e granizo durou cerca de 15 minutos na cidade, e atingiu principalmente as comunidades de Barra do Cedro e Jacaré.

Continua depois da publicidade