As mulheres estão sempre em busca de tratamentos que possam deixar o cabelo mais bonito, bem cuidado, com brilho e maciez. No entanto, muita crendice popular ainda é tomada como verdade.
Continua depois da publicidade
A dermatologista Vanessa Penteado explica, por exemplo, que cortar os fios mensalmente não favorece o crescimento, já que a estrutura capilar se desenvolve a uma taxa média de um centímetro por mês. Há ainda quem dependa das fases da Lua para cortar os cabelos, aposte em algum ritual para deixá-lo mais forte ou evite alguns produtos por receio de prejudicar a beleza dos fios. Queda de cabelo é outro problema que desperta a atenção. Por isso, Vanessa soluciona as principais dúvidas sobre o tema.
:: Lavar os cabelos diariamente provoca a queda.
Mito. Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas, que ocorrem no bulbo capilar, que a fatores externos. A frequência ideal das lavagens depende do tipo de cabelo: normal ou seco e oleoso. Lavar todos os dias pode tirar a proteção natural dos fios, mas não compromete os cabelos.
:: Usar boné prejudica os fios e causa queda de cabelo.
Continua depois da publicidade
Depende. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode aumentar a oleosidade em pessoas com essa predisposição. Nesses casos, pode aumentar a queda dos fios. No entanto, o boné tem a vantagem de proteger o couro cabeludo da agressão dos raios ultravioletas.
:: Aplicar gel todos os dias enfraquece os fios.
Mito. Usar gel não causa queda de cabelo, porém não é recomendado dormir com o gel nos fios, pois a haste do cabelo fica endurecida e pode quebrar com mais facilidade.
:: Água quente prejudica a beleza dos fios.
Verdade. A temperatura elevada da água resseca a estrutura capilar, estimula o aumento da oleosidade e favorece a queda. Quem apresenta dermatite seborreica deve evitar água quente, pois devido ao aumento da oleosidade é normal ocorrer piora da doença e queda maior dos fios. No inverno, procure lavar os fios com água morna.
:: A limpeza diária do couro cabeludo diminui a caspa.
Verdade. Uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa. Quando os cabelos estão sujos, os poros ficam obstruídos, comprometendo o crescimento.
Continua depois da publicidade
:: Medicamento para tratar queda de cabelo causa infertilidade.
Mito. Existem relatos que indicam que menos de 1% dos pacientes apresentaram esse efeito colateral. Além disso, esse efeito é totalmente reversível com a suspensão do medicamento.
:: Tintura pode provocar queda de cabelo.
Mito. A maioria dos tonalizantes contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios à estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios. Afinal, todo procedimento químico pode deixar os fios mais fracos e ressecados. A perda de cabelo ocorre somente em casos extremos.
:: Usar secador e chapinha aumenta a queda.
Mito. A queda de cabelo está relacionada aos problemas no couro cabeludo e não nos fios. O uso contínuo de secador e chapinha pode provocar a quebra do fio, devido à alta temperatura, que danifica as proteínas capilares. Como esses aparelhos aquecem os cabelos, se não forem utilizados corretamente ou não for aplicado um protetor térmico, podem danificar a haste do fio. Porém, o uso correto e moderado não prejudica o cabelo. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do fio para não danificar o couro cabeludo.
:: Calvície é um problema somente masculino.
Mito. A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido a uma herança genética e o histórico de calvície pode vir do lado materno ou paterno. Nas mulheres, as principais causas são alterações hormonais ou metabólicas. Deficiência de nutrientes como ferro, zinco e cobre também pode levar à queda. Outras causas como anemia ou alterações tireoidianas estão relacionadas à queda dos cabelos nas mulheres.
Continua depois da publicidade
:: O cabelo cai mais no inverno e cresce mais no verão.
Verdade. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. Como o sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a “trabalhar” mais, acaba ocorrendo um aceleramento no crescimento dos fios nos meses mais quentes.
:: Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer até sete no lugar.
Mito. O fio branco é o primeiro sinal de desaceleração do crescimento capilar, podendo estar ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. O mito vem daí, porque depois que a pessoa arranca o primeiro fio branco já começam a surgir outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado e estimulou o aparecimento de outros.
:: Cabelos mais oleosos e com caspa tendem a cair mais.
Verdade. A oleosidade impede o crescimento saudável e causa queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo. Tais problemas podem ser fatores que levam à queda de cabelo.
:: A alimentação e o estado emocional influenciam na saúde capilar.
Verdade. Quase toda composição capilar é feita de aminoácido. Portanto, uma dieta equilibrada rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais forte. A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda capilar e impedindo o crescimento do cabelo.
Continua depois da publicidade
:: Usar todos os dias xampu anti-queda ajuda a tratar o problema.
Mito. O xampu anti-queda é apenas coadjuvante no tratamento. Isso porque é impossível reverter um quadro de queda só com tais produtos. Mas eles são indicados para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando se verifica a presença de dermatite seborreica ou caspa.