Falta pouco para a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis. Mas antes da 253ª edição do evento, nos dias 6 e 7 de abril, acontece na quinta-feira (4) a da cerimônia de lavação da imagem do santo que dá nome a maior festa religiosa de Santa Catarina. O ato de lavar a imagem, que faz parte dos preparativos da manifestação de fé, ocorre às 7h na capela Menino Deus, junto ao Hospital de Caridade, no centro da Capital.
Continua depois da publicidade
A lavação, tradicionalmente feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa, é um dos pontos altos da programação da Procissão: consiste na lavagem da imagem do Senhor Jesus dos Passos por crianças com até sete anos de idade. Na sequência, os adultos entram em cena para secá-la e aproveitam para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis.
Neste ano, a procissão terá um motivo especial para celebrar. É a primeira vez que a mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina vai ocorrer após ser declarada em 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural imaterial do Brasil. No dia 5 de abril, haverá uma cerimônia para entrega do certificado do Iphan que chancela o título obtido pela Procissão do Senhor dos Passos.
Sobre a imagem
A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa da 253ª edição da Procissão do Senhor dos Passos