Depois de nove dias em erupção, a lava do vulcão espanhol Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, atingiu o oceano Atlântico nesta terça-feira (28). A informação foi confirmada pelo Instituto Vulcanológico das Canárias. O vulcão entrou em erupção no dia 19 de setembro. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Vulcão nas Ilhas Canárias atingiu área maior do que 10 estádios do Maracanã; veja vídeos

O rápido resfriamento da lava, ao entrar em contato com o mar, pode soltar ácido clorídrico, o que preocupa os especialistas. Por esse motivo, as autoridades das Ilhas Canárias já alertaram moradores para que selem portas e janelas com fita adesiva e toalhas úmidas a fim de evitar contato com os gases tóxicos. 

As pessoas que estavam ao ar livre, a menos de 3,5 km de distância da área, foram aconselhadas a encontrar lugar seguro imediatamente, e protegerem boca e nariz com um pano úmido.

Continua depois da publicidade

> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

Até o momento, não há registro de mortos ou feridos por decorrência do vulcão. Cerca de 6 mil pessoas deixaram suas casas. Nesta terça-feira, o governo espanhol aprovou um pacote de ajuda que vai adquirir imóveis e itens de primeira necessidade para pessoas que perderam tudo por conta do vulcão.

Um apoio financeiro será destinado a garantir 107 casas – tanto para venda, quanto para aluguel – que possam ser ocupadas imediatamente.

*Com informações do G1.

Leia também

Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas

Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em sinal de alerta depois de décadas adormecido

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Vulcões ativos no mundo: devemos nos preocupar?