Grande ganho
Um grande ganho de Blumenau em 2015 foi o avanço da rede de esgotos na cidade. Dá ânimo de ver toda aquela “buraqueira” sendo aberta por inúmeras ruas. Não vejo a hora de andar pela Alameda, Floriano Peixoto e outras vias sem sentir o desagradável cheiro de esgoto exalado pelas bocas de lobo ou ver desoladoras imagens de despejos de cacas nos rios. Como sou mais ecocêntrico e menos antropocêntrico, penso também nas demais espécies e não apenas no meu nariz e visão e fico feliz em saber que a vida em nossos rios também vai melhorar. Ganham todos, de peixes e pitus, passando pelas pessoas, até as capivaras.
Continua depois da publicidade
Leia outros artigos do colunista Lauro Bacca
Parque São Francisco
Outra boa lembrança de 2015 foram as melhorias de manejo ambiental no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, como eliminação de espécies invasoras e desassoreamento do laguinho. Além disso, em 2015 avançaram as tratativas com a Província Franciscana para que o Parque seja enfim implantado, respeitando-se a Lei e o Termo de Compromisso firmado em 1995. Que se consolide logo esta joia rara que somente Blumenau tem, em pleno Centro.
Continua depois da publicidade
Spitzkopf
Respeito e tenho profunda admiração pela família Schadrack, que para sempre será lembrada a partir de Udo Schadrack em 1932, como o grande pioneiro que por muitas décadas não mediu esforços para preservar as florestas do Spitzkopf. Esclareço que minhas opiniões a respeito do Parque Ecológico referem-se à forma como as visitas agora estão sendo feitas. Ainda há muito que fazer, mas chegar até a estonteante vista do pico do morro em meio à exuberante floresta atlântica, com a sensação de estar longe da civilização, não tem preço. Caminhar na mata azucrinado por veículos barulhentos e fedorentos, como aconteceu numa época, era o inferno. Os autênticos amantes da natureza vão a pé ou de bicicleta, identificam-se, assinam termo de responsabilidade, trazem TODO o lixo e restos de frutas e comida de volta para casa, não riscam nem danificam árvores, não fazem algazarra e não ouvem som alto.
Parque Nacional da Serra do Itajaí
Sem comentários. Seu vergonhoso abandono em 2015 clama por solução urgente. ICMBio, Prefeitura/Faema, Furb, Cuala (administradora dos bens da antiga Artex S/A), avancem nas conversas, RÁPIDO, POR FAVOR!!!
Netos do Milênio
O tempo voa e os primeiros filhos deste milênio já estão completando 15 anos. Com certeza, em todas as partes do mundo, adolescentes apressadinhos já tiveram filhos que, portanto, são os primeiros netos do atual milênio. Ainda bem que são minoria, chega de povoar o planeta!