Laurentino é um pequeno ponto no mapa, mas importante. Na língua latina, “laurentinium” significa ouro. Deve ser por isso que o povo está sempre brilhando no trabalho, na simplicidade da agricultura, nas tardes dançantes dos idosos e nos sofisticados bailes de formatura. Apesar do desenvolvimento em vários setores, é na educação que a cidade merece a medalha de ouro: não há nenhuma criança fora da escola. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011 ultrapassou a média nacional e chegou a 6,6. No Enem, obteve o segundo lugar no Estado, em 2007.
Continua depois da publicidade
Quando o assunto é plantas nativas e exóticas, a cidade também brilha. O município é um dos maiores produtores de mudas do Alto Vale do Itajaí. Prova disso são as flores na Rodovia das Primaveras, que encantam os visitantes.
A proteção de Laurentino fica por conta do padroeiro Santo Antônio e, todos os anos no dia 13 de junho, recebemos a visita de devotos numa grande festa. Aqui vivemos com o lema: “Quem bebe desta água, nunca esquece”. Porque aqui tem água boa, que mata a sede da amizade, companheirismo e alegria.
Para os turistas, há inúmeras atrações, incluindo guloseimas e uma boa comida.
Valdemiro Avi
Continua depois da publicidade
Prefeito
_Importante pela diversidade da economia e da etnia.
SAIBA MAIS
População: 6.147 habitantes
Localização: Vale do Itajaí, a 107 km de Blumenau
Área: 79,51 quilômetros quadrados
Emancipação: 12/6/1962
Características: cidade que vive da agricultura e de pequenas indústrias
Curiosidades: teve a segunda melhor nota do Ideb de Santa Catarina em 2007
Pontos turísticos: Oratório Nossa Senhora das Graças, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Centro de Vida e Paz, Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua e Parque Estadual do Queijo