A empresa contratada pela prefeitura tem cinco dias úteis para apresentar o laudo do estudo técnico feito no prédio de dois andares onde funcionava a Policlínica, o posto de saúde central, a Secretaria de Saúde e o Samu, na Rua Hermann Weege. Na manhã desta segunda, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil, por apresentar rachaduras nas paredes, pisos e colunas de madeira dos forros.

Continua depois da publicidade

Funcionários passaram o dia encaixotando os materiais de serviço para desocupar a área. Eles serão remanejados para outras unidades de saúde temporariamente. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Maurício Vega, a prefeitura deve decidir nesta terça o futuro endereço da Secretaria Municipal da Saúde, da Policlínica e do posto Ricardo Jung.

Com a interdição, o Samu, que já estava preparando a mudança para um prédio na Rua Heinrich Kamchen, vai para a nova estrutura definitivamente. Os problemas na estrutura foram notados há cerca de cinco anos pelos funcionários. Conforme Vega, a situação começou a se agravar em 2011, com o estaqueamento da construção do prédio do INSS, no terreno aos fundos.

Há três meses, o movimento das máquinas que trabalhavam no asfaltamento e construção de uma ponte na rua lateral, a Jorge Jung, também podem ter ajudado a comprometer o edifício.

– A estrutura mexeu muito. É melhor parar por prevenção do que por omissão – afirma Vega.

Continua depois da publicidade

A interdição é temporária e preventiva. A prefeitura aguarda o resultado do laudo técnico estrutural para decidir se é possível recuperar o imóvel ou descartá-lo. Pacientes que tinham consultas agendadas foram avisados da mudança de local para atendimento.

Pacientes com consultas agendadas devem procurar o posto de saúde nos bairros de origem. Em caso de dúvidas, as informações serão repassadas pelo telefone 3387-7600 e pelo e-mail saude@pomerode.sc.gov.br.

Nesta segunda, pela manhã, um cartaz afixado à recepção anunciava a paralisação dos serviços. Segundo a prefeitura, mais de 100 pessoas eram atendidas diariamente no edifício.