Pelo quarto dia consecutivo, o sistema Lattes, que reúne currículos de pesquisadores brasileiros, está fora do ar. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que está trabalhando para restabelecer a plataforma, porém, a situação atual da plataforma impacta processos relacionados ao fomento à pesquisa. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O problema foi percebido no último sábado (24) e ainda não há previsão de restauração. Os editais que estavam abertos no momento foram suspensos e serão prorrogados. A situação impacta também o pagamento dos pesquisadores, renovações de bolsas e prestação de conta. 

— A verdade é que o CNPq, com baixo orçamento, precisa priorizar investimentos. Para pagar bolsas e pesquisas relevantes, deixa-se de investir em manutenção dos equipamentos vitais do sistema. Esperamos que não se tenham perdido dados relevantes — afirmou Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

> Acusada de assassinar grávida e roubar bebê em Canelinha vai a júri popular

Continua depois da publicidade

Atualmente, cerca de 84 mil pesquisadores são financiados com recursos do CNPq. O problema já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados, segundo informações do órgão em nota.

Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o CNPQ teve redução no orçamento de 2021. De acordo com o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, é necessário uma posição de defesa das agências de fomento.

> Setor de tecnologia de SC vai gerar 16,6 mil empregos até 2023, informa Acate

– O CNPq tem de ter verbas para as atividades fim, que são as mais importantes, mas também para as atividades meio, que garantem o funcionamento do órgão”, disse. “Há preocupação com apresente situação de crise, mas que no fundo é decorrência de escolhas orçamentárias – disse. 

Leia também

Pagamento de impostos por Pix e cartões avança em Joinville; entenda o que falta

Continua depois da publicidade

Mulher agredida pelo companheiro consegue acionar botão do pânico e chamar a polícia

Cidade da China é engolida por tempestade de areia; assista ao vídeo