Ele não é tradicionalmente do sertanejo nem do eletrônico, mas faz os dois se for preciso, “junto e misturado”. Usa roupas mais próximas da extravagância que da elegância. Está longe de ser um exímio dançarino, porém cria passos que viram moda nas festas e entre a molecada nas ruas. Com feeling, talento e experiência de 20 anos de carreira, é dele o nome unanimemente lembrado quando se fala em fazedor de hits no Brasil: Latino.

Continua depois da publicidade

– Na verdade não é uma intenção ser hitmaker. A música acaba se tornando hit porque procuro fazer letras e melodias que se aproximam na realidade do povo. Sou uma pessoa que pesquisa muito e me ligo muito no que as pessoas estão escutando, no que está na moda, nos hábitos e por isso as pessoas acabam se identificando – define.

Logo em 1994 Latino emplacou dois sucessos, Me leva e Só você, com o CD Marcas do amor. Ganhou discos de ouro, platina e platina dupla, por mais de 600 mil cópias vendidas. Lançou um disco em espanhol, apresentou um programa de TV e compôs Tô nem aí em parceria com a cantora Luka, música que se tornou hit no verão 2003/2004.

Já na temporada seguinte Latino veio com a explosão Festa no apê. No mesmo disco, Renata contava a história de uma desilusão amorosa. Todas as músicas de Latino apresenta as aventuras de DJ L eram baseadas em histórias reais:

Continua depois da publicidade

– Letra e melodia andam juntas. Para transformar uma música em hit é necessário falar a linguagem do povo, com elementos que contem a realidade.

Em 2011. com o álbum Junto e Misturado 2 – Festa Universitária ao vivo, o hitmaker lançou vários singles. Caranguejo, em parceria com a dupla Allan &Alison, foi o primeiro. Fazer besteirinha veio em seguida, com a participação de Jeann & Julio.

Mas a música que viria a se tornar hit do verão veio depois. Da parceria com Daddy Kall surgiu Dança kuduro. A versão brasileira da dança angolana ganhou as boates de todo o país, tendo sua coreografia ensinada em programas de televisão.

Continua depois da publicidade

– Sou uma pessoa que fica muito antenada em tudo que é novidade, não importa o lugar onde eu esteja, então muitas vezes acabo saindo na frente com músicas que enxergo como hits – explica.

Uma boa notícia para os fãs do cantor e para os viciados em hits é que antes do fim deste verão Latino lança um novo disco. O CD ainda não tem título confirmado, mas a música de trabalho, Pra lavar, é uma concorrente a hit da estação:

– É uma música que gravei com a banda Dibôa, do Nordeste. A música nem sequer teve um trabalho mais específico e está estourada em vários estados brasileiros.

Continua depois da publicidade