A Latam Airlines Brasil passa a fazer parte do processo de recuperação judicial movido pelo grupo Latam nos Estados Unidos. A empresa emitiu um comunicado sobre o assunto na madrugada desta quinta-feira (9). No final de maio, o Grupo Latam Airlines anunciou que a companhia e as afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos recorreram à proteção contra falência nos EUA.
Continua depois da publicidade
No comunicado, a Latam Brasil diz que a decisão é para “reestruturar seus passivos financeiros e administrar de maneira eficiente sua frota local, mantendo a sua operação normalmente”. O texto diz ainda que a decisão “é um movimento natural diante do prolongamento da pandemia do coronavírus“.
– Tomamos esta decisão neste momento para que a empresa possa ter acesso a novas fontes de financiamento. Estamos seguros de que estamos nos movendo de forma responsável e adequada, pois temos o desafio de transformar a empresa para que ela se adapte à nova realidade pós-pandemia e garanta a sua sustentabilidade no longo prazo – disse Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Cadier informou ainda que a empresa negocia um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
> Bolsonaro pede que criança de SC com doença rara faça teste de Covid-19
Continua depois da publicidade
A Latam Brasil entrou no processo de recuperação movido nos Estados Unidos, baseado no Capítulo 11 da lei norte-americana. A nota explica que esse “é o melhor caminho a seguir para alcançar os objetivos do Grupo Latam Airlines e cumprir as suas obrigações, ao mesmo tempo em que a companhia administra de maneira abrangente a sua frota e endereça as suas dívidas”.
> Estado tem há 6 mil pacientes ativos de Covid-19; número de mortes subiu para 432
A Latam Airlines Brasil continuará a voar normalmente durante todo o processo do Capítulo 11, nos voos de passageiros e de carga. A nota diz que serão respeitadas todas as passagens aéreas atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos, reembolsos e benefícios do programa de fidelidade, bem como as políticas de flexibilidade e demais normas vigentes.