Feriado, percurso e temperatura. A combinação faz de Florianópolis o destino de corredores do país. Neste domingo, será realizada a 42k de Floripa – Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis. A capital de Santa Catarina recebe atletas em busca de superação, recordes pessoais e o pódio nas provas de 10, 21 e 42 quilômetros. O trajeto e o período são convidativos, mas o que faz com que 83% dos participantes venham de outros estados é o clima.
Continua depois da publicidade
O frio, em relação a outros eventos esportivos de corrida pelo país, é propício para a busca dos melhores tempos.
– Os termômetros da cidade costumam registrar de 13ºC a 21º C, temperatura ideal para evitar o desgaste físico extremo ao correr uma maratona, o que, somado ao percurso plano, torna o trajeto veloz e ideal para a quebra de recordes pessoais – conta Felipe Fernandes, diretor de produção da Norte Marketing Esportivo, organizadora da prova.
A 42k de Floripa tem a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e, por isso, serve aos atletas obterem índice para participarem de outras provas, como a Maratona de Boston. A previsão é de que os primeiros colocados concluam a prova em 2h25min no masculino, e 2h50min no feminino. Estes, da categoria elite, disputam o pódio e a premiação em dinheiro, que vai de R$ 5 mil ao primeiro até R$ 500 ao quinto lugar – mesmos valores para as duas categorias.
A estimativa dos organizadores é de 12,5 mil corredores nas três distâncias _ a maioria deve participar da corrida de 10 quilômetros. A largada é na Beira-Mar Continental, no bairro Estreito, e está marcada para às 6h30min aos maratonistas, com o início da meia às 6h45min e a Joy Run (10k) às 7h. Conforme a organização, 83% dos participantes são de fora de Santa Catarina, com presença de atletas de países como Argentina, Chile, França e Guatemala.
Continua depois da publicidade
No maior percurso, o da maratona, os atletas cruzam a ponte, passam pela Beira-Mar Norte, vão até o bairro Trindade, no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para fazer o retorno no Trevo Dona Benta, partir até o Trevo da Seta, e retornar ao ponto de largada (confira no vídeo). No percurso da meia não há passagem pelo túnel Antonieta de Barros e Via Expressa Sul. Nos 10k, o retorno é na ponte Hercílio Luz, na porção insular.
Trânsito com interdições na manhã de domingo
O evento esportivo vai causar alterações no trânsito da Capital durante a manhã deste domingo. Três vias importantes serão fechadas para o tráfego de veículos. As pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, trechos importantes da prova, terão interdição parcial.
– Nosso principal cuidado, além de oferecer um evento organizado para os corredores, é gerar o menor impacto possível na mobilidade dos moradores, mesmo com o fechamento parcial de 42 quilômetros de vias – diz Felipe Fernandes, diretor de produção da Norte Marketing Esportivo.
A Beira-Mar Continental, no Estreito, fica fechada a partir das 3h até, pelo menos, 13h, quando está estimado o término das provas. As pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos terão uma pista bloqueada, assim como a Avenida Beira-Mar Norte. A Avenida Gustavo Richard terá interdição total, assim como trecho da Via Expressa Sul.
Continua depois da publicidade
Interdições de vias
– Avenida Beira-Mar Continental: Interdição total das 3h às 13h
– Avenida Beira-Mar Norte (da Ponte Pedro Ivo Campos até o Trevo Dona Benta): Interdição parcial das 4h às 10h30min
– Avenida Gov. Gustavo Richard (sentido aeroporto): Interdição total das 4h às 12h
– Via Expressa Sul (do túnel Antonieta de Batos até o Trevo da Seta): Interdição das 4h às 12h – apenas no sentido bairro
