A largada do 22º Tour de SC foi embaixo de chuva, em Joinville. O pelotão formado por 76 ciclistas entre brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios e peruanos iniciaram às 9h desta quarta-feira a jornada de 486 km, divididos em 5 etapas.

Continua depois da publicidade

A primeira etapa parte de Joinville com destino à Timbó, serão 131,6 km. A última etapa, no dia 26, é a subida da Serra do Rio do Rastro, no sul do estado, onde será definido o campeão. O Tour da “reconstrução” irá passar por cidades atingidas pela catástrofe que sensibilizou o Brasil em novembro de 2008, motivo, pelo qual, a 22ª edição foi adiada para este ano.

A tragédia fez vitimas entre aqueles que ajudavam na realização de provas ciclísticas, em regiões atingidas.

– É uma maneira de levarmos solidariedade aos atingidos – disse João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo e organizador do evento.

Em novembro de 2009 será realizada a 23ª edição. Embora curta esta edição deve ser uma das mais disputadas, pois alguns escaladores, ciclistas especialistas em subidas, serão “beneficiados” por não haver, nesta edição, a disputa do contra-relógio individual, na qual, o ciclista depende do próprio esforço para de completar a prova.

Continua depois da publicidade

Sem muita estratégia é força pura e influenciaria diretamente no resultado final. A primeira etapa vai de Joinville à Timbó, 131,6 km, a segunda Timbó/Lontras, 100,1 km, a terceira Rio do Sul/Urubici, 142,9 km, a quarta Urubici/Bom Jardim da Serra, 72,5 km, e a última Orleans/Bom Jardim da Serra, 39,0 km.

A competição deve começar a ser definida a partir da terceira etapa. As duas primeiras favorecem os sprinter e as demais, principalmente a última que sobe a Serra Rio do Rastro, beneficia os escaladores.

Acompanhe todos os detalhes do Tour de SC no blog O GREGÁRIO