Um grupo de seis freiras trabalha diariamente para garantir o direito da crianças nascerem com dignidade. A Casa da Gestante da Associação Beneficente Renascer, no bairro Iririú, abriga gestantes, mães até três meses após o parto e seus filhos menores em situação de vulnerabilidade. Muitas destas mulheres foram abandonadas pelas famílias ou por seus companheiros.

Continua depois da publicidade

Desde 2012, as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo administram a casa. Elas explicam que oferecem ¿todo apoio social, material e espiritual¿. O atendimento na casa se dá por meio do encaminhamento dos diversos órgãos governamentais e não governamentais e também de forma espontânea.

A irmã Ana Maria Assis Scalco afirma que elas trabalham pela preservação da vida e numa luta contra o aborto, que poderia ser visto como única saída para algumas mulheres em condição de desamparo. Elas também ajudam as mulheres atendidas na busca de seus direitos, com orientações e encaminhamento a programas de assistência social. Desde 2012, quando assumiram a associação, 78 mulheres já foram abrigadas ali. Atualmente, há três gestantes no local.

Para serem abrigadas, as gestantes precisam ter mais de 18 anos, aceitar as normas da casa, ter disciplina e respeito, participar dos eventos promovidos pela associação e não ter contato com seus ex-companheiros. Durante o dia, elas fazem os serviços domésticos da casa e participam de atividades religiosas. Segundo as irmãs, gestantes de outras cidades também são recebidas na Casa da Gestante.

Jane, de 25 anos, é uma das mamães que moram na casa. Grávida de sete meses, ela aguarda a chegada da filha ao lado do filho de três anos. Sem familiares em Joinville, desempregada e sem conseguir vaga na creche para o filho mais novo, ela vê na Casa da Gestante um bom lugar para ficar e recomeçar a vida.

Continua depois da publicidade

O Lar Renascer é uma instituição de acolhimento não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida nos âmbitos municipal, estadual e federal e classificada como proteção social especial de alta complexidade. Entre os valores da associação estão o respeito à vida, ao ser humano; o respeito ao vínculo familiar e à individualidade; e a defesa dos direitos básicos e da cidadania das crianças e adolescentes.

No início, na década de 1980, o trabalho era de um grupo que orientava e acolhia meninas em condição de prostituição. Em 1988, nasceu a Associação Beneficente Renascer. Com o passar do tempo, a associação definiu seu foco: trabalhar com gestantes e seus filhos que se encontram em risco social e com possibilidade de doação ou abandono destes filhos.

Para manter o trabalho que é referência não apenas no bairro Iririú, mas na cidade também, a entidade conta com a contribuição de amigos e benfeitores. Se você deseja contribuir, pode fazer por meio de depósito em conta bancária: Banco do Brasil / agência 5214-0 / conta 1.019.310-3 / Associação Beneficente Renascer.

No próximo dia 12 de agosto, as Irmãs Carmelitas promoverão também a 6ª Feijoada Solidária do Lar Renascer – Casa da Gestante. A feijoada custa R$ 20 e será servida na Comunidade Papa João 23, na rua Alexandre Dumas, 120, no bairro Iririú, a partir das 11h30. Mais informações pelos telefones (47) 3437-2833, 99992-0690 ou 3227-7910.

Continua depois da publicidade