Com um mês de atraso, a Secretaria de Bem-estar Social de Joinville efetuou o repasse de verba ao Lar Emanuel, que corria o risco de fechar as portas. Durante uma reunião, realizada no dia 28 de janeiro, a secretária de assistência social, Tânia Eberhardt, já havia se comprometido a regularizar o pagamento do convênio, e nesta quarta-feira a quantia foi depositada na conta da instituição.

Continua depois da publicidade

Segundo o vice-presidente da entidade, Jamil Miguel Chati Junior, o repasse havia sido cancelado após um erro numa nota fiscal entregue por um dos fornecedores do lar. Por conta da confusão, o lar acabou tendo o repasse de R$ 9 mil em janeiro cancelado, o que colocava em risco as atividades da entidade, que atualmente abriga 13 crianças e adolescentes com idades entre dois e 17 anos.

De acordo com a secretaria, nesta última semana a entidade apresentou as justificativas devidas com relação ao erro na prestação de contas, e devolveu um recurso para corrigir a não-conformidade. Sendo assim, após análise da documentação, a nova gestão autorizou o depósito.

Ainda assim, Jamil diz que a entidade enfrenta dificuldades financeiras. Por isso, a expectativa do lar, e de outras duas instituições de longa permanência para crianças e adolescentes conveniadas à Prefeitura (Lar Abdon Batista e Ecos da Esperança), é de que o valor do convênio, que estaria defasado, seja reajustado.

Continua depois da publicidade

– Hoje, o custo mensal das entidades, por criança, é de aproximadamente R$ 1,5 mil, e o valor do repasse é metade disso -, justifica o vice-presidente do Lar Emanuel.

O assunto deverá ser tratado nos próximos dias, durante uma reunião entre as entidades conveniadas e a Secretaria de Assistência Social. Mas o diretor executivo da Secretaria de Assistência Social, Fábio Luís de Oliveira, antecipa que o reajuste só deve ser efetuado em 2014.

Ele explica que as entidades concordaram com o valor na época em que foi lançado o edital. E diz que o valor só deverá ser reajustado em nova convocação, após o fim do convênio, com validade até o fim do ano.

Continua depois da publicidade