Havia uma jabuticabeira no meio do caminho e não à toa ela foi o ponto inicial deste projeto que envolve arquitetura e interiores de um imóvel de 500 metros quadrados na cidade de Joinville. Para cuidar de tudo, os proprietários – um casal que vive com a neta – contrataram o escritório Lupatini Lima Ramos Arquitetos Associados, de Curitiba (PR), que tem vários trabalhos realizados em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– A jabuticabeira fica no centro do terreno e os clientes gostariam de manter a árvore. Por isso foi criado um jardim interno, para onde praticamente todos os ambientes da casa são voltados, com uma circulação interna ao redor, tornando o lar mais acolhedor e agradável – explica a arquiteta Bianca Lombardi.
Não havia nada construído anteriormente. O projeto foi desenvolvido integralmente. No conceito arquitetônico são ressaltadas as linhas mais retas e os acabamentos são atuais, o que imprime uma conotação mais contemporânea. Por outro lado, na parte interior do imóvel os profissionais do escritório trabalharam com elementos mais clássicos e de estilo provençal.
– Isso para dar um certo contraste e porque a cliente gosta de peças desse tipo, então aliamos as duas linhas de forma equilibrada – explica Bianca.
O grande destaque neste trabalho é, com certeza, o jardim interno, pois tudo converge para ele. Quase todos os ambiente são voltados para ele, o que integra exterior e interior.
Continua depois da publicidade

Mesa e cadeiras do jantar seguem um estilo mais provençal. Foi especificado o branco para dar leveza ao ambiente, cercado pela cor vermelha da cozinha gourmet e pelo verde do jardim
Foto Daniela Buzzi, Divulgação

Foto Daniela Buzzi, Divulgação
LIVRE COMUNICAÇÃO
Esta é uma casa de um pavimento, o que possibilita uma maior integração entre os espaços de convívio familiar. Aliás, os moradores curtem muito reunir parentes e amigos. Por isso a área da sala de jantar é integrada com a cozinha gourmet e a varanda.
– De todo lugar, seja onde estiver, as pessoas conseguem se comunicar, conversar – destaca a arquiteta.
O home também se abre para essa área e o jardim interno faz parte também. Como o foco volta-se para a área verde, a casa leva pintura branca na maior parte das paredes, bem como no teto.
Continua depois da publicidade
O piso é de porcelanato bege claro. Como enfatiza Bianca, a cor ficou para a cozinha e a opção pelo vermelho – evidenciado no espaço gourmet – foi uma exigência dos clientes, além da parede com ladrilho hidráulico que ambienta o fogão à lenha, uma tradição na família.

A entrada da casa é um ambiente de circulação. Totalmente clean, chama a atenção o piano branco que já era da família
Foto Daniela Buzzi, Divulgação

Eventualmente, o hall de entrada do imóvel também funciona como espaço de contemplação, pois tem vista para o jardim e as montanhas
Foto Daniela Buzzi, Divulgação

Incorporado e demarcado pela parede de ladrilho hidráulico fica o cantinho com forno à lenha para reunir a família durante o chimarrão
Continua depois da publicidade
Foto Daniela Buzzi, Divulgação

Como a dona de casa gosta de cozinhar, criou-se uma cozinha com ilha gourmet e fogão inserido. Os equipamentos (fornos e geladeiras) ficam ao redor para que tudo seja prático
Foto Daniela Buzzi, Divulgação

O deck suspenso que circunda o jardim interno leva também à academia com spa, um espaço de relaxamento
Foto Daniela Buzzi, Divulgação

Foto Daniela Buzzi, Divulgação
OS PROFISSIONAIS
Lupatini Lima Ramos Arquitetos Associados
Arquitetos: Carlos Lupatini e Bianca Lombardi
(41) 3014-8526