Ainda que a permanência seja paga, com exceção das 21 vagas compradas pela Prefeitura de Joinville, o Lar de Idosos Betânia tem fila de 40 pessoas à espera de uma vaga. Já no Ventura, com outro perfil, há vagas disponíveis. As duas instituições para a terceira idade são administradas pela Igreja Católica. Um outro tema de preocupação para quem tem atuação no setor, como a qualidade de atendimento nas casas para idosos (instituições de longa permanência, já em vistorias pelo MP e Vigilância Sanitária), são as centenas de idosos acamados em residências familiares em Joinville. Só no Aventureiro, são 180 acompanhados pela Pastoral do Idoso. Em dez anos (2000 e 2010), o contingente de pessoas com mais de 60 anos de idade passou de 28 mil para 45 mil em Joinville – hoje, já seriam em torno de 50 mil.
Continua depois da publicidade
Mudanças
No edital para compra de vagas na educação infantil em instituições filantrópicas para oferta em 2017, a Prefeitura de Joinville aplicou reajustes de 12% e 10% nos valores a serem repassados e criou mais faixas de pagamento. O valor mais alto a ser recebido por uma instituição é de R$ 625, por matrícula integral em berçário.
Privadas
A de menor valor paga R$ 247 para aluno de 4 a 5 anos de idade, em meio período. A Secretaria de Educação de Joinville vai tentar comprar 3 mil vagas. Se não conseguir nesse edital, abre outro credenciamento para escolas privadas oferecerem as vagas.
Continua depois da publicidade
Avanço
Joinville manteve a trajetória de ascensão no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básico, montado conforme o desempenho dos alunos em aprovação e provas. Nas escolas municipais, como ocorre sucessivamente desde a criação da avaliação, em 2005, o índice nunca deixou de melhorar.
Ranking do País
Agora, a nota avançou de 6,8 para 7 entre os alunos matriculados nos quarto e quinto anos do ensino fundamental das escolas do município. Entre os estudantes dos oitavo e nono anos, o índice passou de 5,4 para 5,7. As comparações são entre os Ideb de 2013 e 2015. A Adolpho Barsch ficou em 4º lugar no Brasil entre as municipais nos anos iniciais. Nos anos finais, a Pastor Hans Muller foi 3ª no ranking nacional.
Sai tudo
A coligação de Darci recorreu e a Justiça Eleitoral mandou ontem rede social retirar página e não mais apenas os posts considerados ofensivos.
Postura
A campanha de Carlito Merss tem mantido uma postura crítica ao atual governo, mas não pretende elevar o tom – embora acredite que tenha motivos para isso por causa de determinadas obras anunciadas pela concorrência.
Continua depois da publicidade
Temor
Mas há o temor de passar a mensagem de o petista candidato a prefeito só estar vendo aspectos negativos na cidade.
Proposta do PSOL
Está nos planos de Ivan Rocha (PSOL) uma auditoria em todos os contratos da Prefeitura de Joinville e também na dívida fundada. O candidato a prefeito acredita que a economia a vir dessas providências poderá ser significativa.
VOLTA DAS LOMBADAS
Com um lote inicial de 13 pontos, estão voltando a ser instaladas as lombadas físicas em Joinville, tema de polêmica nos anos 90. O CEI Célio Gomes, no Floresta, está mapeado.
Estaduais
A performance das escolas estaduais continua abaixo da registrada nas municipais (uma circunstância que se repete em boa parte do País), mas também houve avanços -entre 2011 e 2013, os colégios do governo do Estado em Joinville haviam caído no Ideb.
Continua depois da publicidade
As notas
No novo levantamento sobre educação, passaram de 6 para 6,3 nos anos iniciais e de 4,3 para 4,9 nos finais. No ensino médio, não foram divulgados resultados por municípios, só por Estado – a nota de Santa Catarina nas escolas estaduais caiu de 3,6 para 3,4.
Batalhão
Nas representações nas quais é alvo na Justiça Eleitoral em Joinville por causa de páginas anônimas e consideradas ofensivas por determinados candidatos a prefeito, tem rede social atuando com 22 advogados na defesa.
Abertura de negócio
Na passagem pela Ajorpeme, Rodrigo Bornholdt (PDT) apresentou a proposta do processo “auto-declaratório”: um empreendimento de baixo impacto pode ser aberto com os documentos preenchidos pelo próprio empreendedor. Mais adiante, em determinado prazo, os orgãos de fiscalização fazem a conferência. Seria uma forma de facilitar a abertura de negócios com base na boa fé.
Mathias
Um grupo de moradores da região da Otto Bohem está entrando com ações contra a Prefeitura com questionamentos em relação à obra de macrodrenagem do rio Mathias. A intenção é pedir a paralisação da obra até que sejam apresentados detalhes do projeto. O temor é de transtorno para moradores e comerciantes durante os trabalhos por causa de eventual demora excessiva.
Continua depois da publicidade
Gastos com saúde
Nesse ranking, Joinville aparece com cobertura mais baixa em relação às demais cidades. O candidato do PSD faz a comparação entre os dois estudos para dizer que Joinville gasta “mal” em saúde. Confrontado com a informação de que o município precisa bancar um hospital, Darci não baixa a guarda e diz só esse custo não explica a situação de Joinville.
Peso do Hospital São José
Darci de Matos anda com um ranking de investimentos em saúde embaixo do braço, com dados de diferentes cidades do Estado. Ali, Joinville aparece com o maior gasto, 41% da receita tributária, bem acima da maioria dos demais municípios. No mesmo documento, há um levantamento sobre a cobertura do Estratégia Saúde de Família.