O Range Rover Evoque 2014 é um SUV que não faz feio em lugar nenhum. Pelo contrário. É equipado para ter um bom desempenho tanto na estrada quanto na terra. Mas não é esse o fator que torna o modelo referência no segmento. O diferencial é ser o único utilitário de passeio do mundo com nove marchas.

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Com a transmissão há uma melhora de 19,7% no consumo na cidade e 29,1% na estrada em relação ao Evoque até então comercializado com câmbio de seis marchas.

O Sobre Rodas testou o veículo no Land Rover Experience, estrutura offroad fixa que a montadora construiu em um hotel na cidade de Itatiba, no interior paulista.

O teste com a versão Prestige Tech Pack do Evoque 2014 – custa R$ 271 mil – foi realizado em duas partes. A primeira ocorreu em um percurso de aproximadamente 60 km por estradas da região. Logo nesta etapa foi possível conferir o desempenho da transmissão. As trocas ocorrem de maneira suave, às vezes quase imperceptíveis. É possível manejar o câmbio de forma manual, pelo mando em borboleta atrás do volante.

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Conforme executivos da Land Rover, o veículo é resultado de uma meta para desenvolver um modelo econômico, menos poluentes, mas com potência. Isso acontece porque o SUV trabalha com rotações mais baixas entre as marchas, principalmente quando está em modo cruzeiro. As emissões também foram reduzidas em 20%. Ainda assim, o Evoque 2014 continua com motor 2.0 turbo, de 240 cavalos de potência.

Outro atributo que chama a atenção na estrada é o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), com Queque Assist, sistema que calcula a distância em relação ao carro da frente e freia e acelera automaticamente de acordo com a proximidade.

Modelo mostra bom desempenho no offroad

O Sobre Rodas também percorreu cerca de 900 metros em terreno offroad e encarou 13 dos 20 obstáculos presentes na pista montada pela Land Rover. O Evoque é um SUV compacto que, embora tenha tecnologia e potência para ultrapassar todos os percalços do trajeto, não tem a altura de outros modelos da marca.

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No obstáculo chamado de pata de elefante – pedras altas e afundadas intercaladas – a tração 4X4 foi exigida em momentos que o carro ficou sustentado por apenas duas rodas. Nesta situação, o motorista pode ser auxiliado pelo sistema de câmeras 360°, que ajuda a avançar em um trecho estreito e mostra o relevo das rochas pelas quais o automóvel tem que passar.

A instabilidade da pista também permitiu testar algumas das cinco opções do sistema de tração, configuradas de acordo com o piso: escorregadio, lama ou areia. Em todos os obstáculos o automóvel passou sem problemas.

A Range Rover Evoque 2014 já está nas concessionárias da Land Rover e custa entre R$ 192 mil e R$ 281 mil. O carro está disponível em três modelos: Pure, Prestige e Dynamic.

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Ficha técnica

Preço a partir de R$ 192 mil

Automático, nove marchas

Motor 2.0 turbo dianteiro transversal

Quatro cilindros

1.999 cilindradas

Potência de 240 cv a 5.500 rpm

Torque de 34 kgfm

Rodas de 18″ a 20″

Tecnologia Stop/Start

Tração integral (4WD)

Controle de descida em declives

Sensor de estacionamento com park assist

Tela central touchscreen de 8 polegadas de alta resolução (indisponível no modelo Pure)

Sistema de áudio Meridian com 11 a 17 alto-falantes, 380W de potência, incluindo subwoofer, áudio streaming e entradas USB e iPod (indisponível no modelo Pure)

Controle de cruzeiro adaptativo com Queque Assist (ACC)*

Sistema de câmeras 360° surround*

*Exclusivo nos modelos Prestige Tech Pack e Dynamic Tech Pack