Final de ano, como praxe, é a melhor e mais produtiva temporada para lançamentos de livros. Em Florianópolis, a partir desta quinta-feira a agenda cultural está ocupada com eventos literários, que são oportunidades para conhecer e conversar com os autores.

Continua depois da publicidade

Confira a lista de lançamentos

|| Mistérios Perenes, de Álvaro Wandelli Filho e ilustrações de Rodrigo de Haro

O desembargador aposentado e escritor Álvaro Wandelli Filho lança nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc a obra Mistérios Perenes (Editora Epigrama), seu segundo livro de poesias. O artista Rodrigo de Haro assina a capa e interpretou os poemas em imagens. O evento terá recital.

Continua depois da publicidade

— Mistérios Perenes diz a respeito sobre um desconhecido que há dentro de cada um de nós. No templo de Delfos na Grécia Antiga está escrito `Conhece a ti mesmo¿. É o que tem servido de norte para o buscador conhecer aquilo que é de sublime e bom para a vida. É uma espécie de mestre interior a casa ser humano —declara o autor, que escreve versos desde quando ainda era um jovem acadêmico de Direito da UFSC. R$ 30

Quinta (8), às 19h

Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)

|| beba poesia, de Cláudio Schuster

O jornalista e poeta Cláudio Schuster lança na sexta-feira, no Tralharia Antique Café Bar, e sábado, na Feira de Artes de Florianópolis (FAF), o livro beba poesia (Editora Insular). A obra reúne 149 poemas, entre inéditos e selecionados dos livros crime perfeito (publicação do autor – 1994), risco (publicação do autor – 1997) e bluz (editora Blocos – 1999). Alguns também foram publicados no livro do 2º Concurso Literário Conto e Poesia (1996), do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis, e na 2ª edição da revista Rebosteio (2012).

— Desconhecer os escritos de Schuster antes de receber os originais de seu livro, não me deixaram distante de sua poesia. O efeito de seus versos sempre esteve presente em mim, mesmo sendo ele bem mais jovem. Têm algo que carrego comigo desde que saí da infância em direção à juventude e agora rumo à transformação final. Gosto de lê-lo e o entendo, sua arte adentra generosa e é bela. Me diz, simples e bem, como gosto — afirma Nelson Rolim de Moura, da Editora Insular. R$ 30

Continua depois da publicidade

Sexta (9), às 19h

Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)

Sábado (10), das 11h às 17h

Feira de Artes de Florianópolis – FAF (Praça XV de Novembro, 344, Centro, Florianópolis)

|| Lançamentos coletivos na FAF

Durante a última edição do ano da FAF, a Feira de Arte de Florianópolis, 11 autores que recentemente publicaram livros farão um relançamento coletivo. Eles estarão presentes na feira entre 11h e 17h.

– O Analfabeto Midiático, de Celso Vicenzi

– Construir espaços coletivos de esperança em tempos de discurso de ódio, de Jeferson Dantas

Beba Poesia, de Cláudio Schuster

Te Amo Floripa, de Markito

Manual de Desenhos Cotidianos, de Anna Moraes

O Camafeu que se Escondeu, de Pati Peccin

Ossama, de Dennis Radünz

Um lugar chamado Campeche, de Hermes Daniel, Milton Ostetto, Paulo Heise e Ronaldo D. Andrade

Sábado (10), das 11h às 17h

Feira de Artes de Florianópolis – FAF (Praça XV de Novembro, 344, Centro, Florianópolis)

|| O Baú do Biriba – Dramas, de Gláucia Grigolo e Renato Turnes

Um baú de memórias do teatro popular – Gláucia Grigolo e Renato Turnes lançam na terça-feira (13) livro com coletânea de textos teatrais de circo-teatro, fruto de sua pesquisa junto ao Teatro Biriba. O Baú do Biriba – Dramas (Editora Letras Contemporâneas) é o primeiro volume de um projeto de publicações dos textos de circo-teatro do acervo do Teatro Biriba, a mais importante companhia de teatro popular de Santa Catarina e uma das mais tradicionais do país.

Continua depois da publicidade

O primeiro volume é dedicado a uma seleção de melodramas encontrados no baú de textos antigos mantido pela companhia e que foram alvo de um processo de restauração e conservação iniciado em 2011 e coordenado pelos autores.

Dia 13/12, às 19h30

Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)

|| Jango e eu – Memórias de um exílio sem volta, de João Vicente Goulart

O filho do ex-presidente Jango, João Vicente Goulart, estará em Florianópolis na terça onde lança Jango e eu – Memórias de um exílio sem volta. No livro, ele conta a história do golpe e do exílio a partir da própria experiência —à época, ele tinha apenas sete anos.

João Vicente reconstrói diálogos de Jango em casa, com os amigos e políticos que iam visitá-lo, conta como era o dia a dia dele e da irmã, que precisaram aprender uma nova língua, frequentar uma nova escola, fazer novos amigos e se habituar ao clima frio do Uruguai e à distância da família e amigos que ficaram no Brasil.

Continua depois da publicidade

Dia 13/12, 17h

Tralharia Antique Café Bar (Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis)