Em uma manhã congelada em Detroit, mas com tempo bom e seco, o Cobo Center abriu suas portas pontualmente as 8h desta segunda-feira. A mostra de carros mais importante do mundo, justamente por estar na capital do automóvel, apresenta no começo desta semana para cerca de 8 mil jornalistas da imprensa especializada de todo o planeta mais de 500 modelos de 40 montadoras, entre os quais, 53 avant premier mundial e 32 estreias de fato, muitas ainda mantidas em sigilo.

Continua depois da publicidade

Depois de partir do Hotel Marriot, no coração da General Motors, o grupo de jornalistas brasileiro se deslocou para o Cobo Center. Como manda a tradição, a Ford, como boa anfitriã, fez a abertura do Salão de Detroit, em uma arena montada ao lado do centro de exposições, com a presença de quase 4 mil pessoas. Foi revelada então a nova geração do Fusion, totalmente reestilizado e inspirado nas linhas europeias de carros. A sua estreia em terras brasileiras está prevista para o segundo semestre deste ano.

Estreia do Fusion no Brasil está prevista para o segundo semestre

Foto: Scott Olson, AFP

Continua depois da publicidade

Em seguida, a volta do Dodge Dart emocionou o Cobo Center. Um dos ícones dos EUA retorna com uma versão mais compacta, mas com a mesma personalidade de sempre. A Mercedes ataca com a nova SL, modelo que completa 60 anos de estrada e já passou por mãos de celebridades e mitos, como Elvis Presley, o Rei do Rock.

Depois da crise econômica mundial de 2008 e 2009, que quase matou a GM, e da atual turbulência financeira, as vendas voltaram a ser aquecidas no mercado norte-americano, principalmente nos últimos meses. O novo vigor do mercado dos EUA está presente no seu salão mais influente.

A prévia para a imprensa continua na segunda e terça-feira em Detroit. Para o público em geral, a mostra será aberta na sexta-feira e vai até o dia 22. Mais de 700 mil visitantes são esperados.

* Daniel Dias viajou a convite da Anfavea