A BMW anunciou o adiamento da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica que será construída em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O evento, que inicialmente estava marcado para quarta-feira, no próprio terreno onde a estrutura será erguida, foi transferido para a próxima segunda-feira, dia 16, das 9 às 14 horas.

Continua depois da publicidade

Em nota oficial veiculada por sua assessoria de comunicação corporativa, a multinacional alemã alega que a alteração se deve à morte do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e da “consequente alteração na agenda de representantes do governo brasileiro e de executivos da BMW por conta do lamentável ocorrido”.

Além de executivos da montadora, a cerimônia contará com a presença do governador Raimundo Colombo e de lideranças políticas e empresariais da região. Durante o evento, a BMW realizará o lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex, primeiro veículo premium flex do mundo. Também vai fazer, pela primeira vez no Brasil, a apresentação estática do novo BMW i3, o primeiro veículo de propulsão exclusivamente elétrica produzido em série pela empresa.

Obras continuam em ritmo acelerado

No terreno de 492 mil m² às margens da BR-101, máquinas continuam trabalhando nas primeiras etapas de montagem da estrutura.

Continua depois da publicidade

A expectativa é de que os primeiros carros de luxo da marca fabricados em território catarinense fiquem prontos em setembro de 2014. As obras vão mobilizar cerca de 750 funcionários.

A fábrica de Araquari, com 252,5 mil m² de área construída, terá capacidade para produzir 32 mil automóveis por ano, com geração de 1,3 mil empregos. A estimativa é de que o faturamento anual chegue a R$ 2 bilhões. Em janeiro, devem começar os primeiros testes na mini linha de montagens que a BMW mantém no Perini Business Park.