O lançador de dardos grego Costas Gatsioudis será o primeiro a carregar a tocha olímpica quando a chama começar seu percurso de cinco meses ao redor do mundo antes de chegar a Atenas, em agosto.
Continua depois da publicidade
O presidente do Comitê Olímpico Grego, Lambis Nicolaou, disse que Gatsioudis foi escolhido por ser “um grande atleta que sofreu com falta de sorte”. Aos 30 anos, o lançador já conquistou três medalhas em Mundiais, mas ainda não conseguiu sucesso nas olimpíadas devido a contusões. A grega Katerina Thanou, medalhista de prata dos 100m rasos, completará a primeira etapa do revezamento na Grécia levando a tocha para o antigo estádio Olímpico, onde ficará até o inicio de junho.
A tocha será acesa no dia 25 de março, data do início dos Jogos Olímpicos modernos, na mesma Atenas, em 1896, e também dia da independência da Grécia em 1821. A jornada internacional começa no dia 4 de junho.
Pela primeira vez a tocha, que será acesa pelos raios do sol em Olímpia, viajará pelos cinco continentes antes de retornar à Grécia para a cerimônia de abertura da Olímpiada, que ocorre no dia 13 de agosto. O Rio, cidade candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2012, será a representante da América do Sul na passagem da tocha.
As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade