Começou às 19h desta quarta-feira o lançamento do documento Desafios de Florianópolis – Subsídios para a Elaboração do Plano de Metas. O relatório entregue aos candidatos à prefeitura da Capital catarinense foi elaborado com a colaboração de 60 especialistas e representantes de entidades sociais nos encontros do Movimento Floripa Te Quero Bem (FTQB).

Continua depois da publicidade

O resultado chega as mãos dos prefeituráveis depois de quatro meses de discussões com as entidades sobre as necessidades da Capital catarinense. O lançamento do relatório será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde haverá uma apresentação sobre a metodologia do levantamento.

O documento retrata as maiores necessidades em saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano. Foram incluídos mais de cem projetos já existentes na Capital e em outras cidades do país e do mundo, que podem ajudar a encontrar saídas. Para apontar os desafios de Florianópolis, foram utilizados indicadores embasados em dados oficiais.

O documento Desafios de Florianópolis pode ser acessado por qualquer pessoa na página do Floripa Te Quero Bem. Um caderno especial com os principais desafios, indicadores e projetos analisados por 16 especialistas será encartado na edição de quinta-feira do DC, com uma versão on-line no site do Diário.

Continua depois da publicidade

Desabafo de Guga deu a largada

O começo

– O Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após entrevista de Guga Kuerten ao Diário Catarinense, quando levantou a possibilidade de ir embora da cidade devido à redução da qualidade de vida. A declaração levou à realização do Painel RBS, que promoveu um debate sobre o futuro da Capital. Em 2012, a campanha temporária se transformou em movimento liderado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e Instituto Vilson Groh (IVG).

Objetivos

– Elaborar um documento que aponte os problemas e projetos que são exemplo, para servir de subsídio e ajudar no planejamento de sua gestão municipal. O segundo objetivo é encaminhar proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal para que o prefeito estabeleça um plano de metas.

Escolha dos desafios

– A consultoria técnica Delos Associados usou como referência 250 indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, que visa a mobilização da sociedade civil a oferece uma agenda de sustentabilidade aos candidatos. Também ouviu 25 estudiosos e profissionais da área.

Continua depois da publicidade

Os indicadores

– São informações capazes de retratar de forma quantitativa (números, gráficos, tabelas) a realidade da cidade.

O comitê

– Foram realizadas setes reuniões com um comitê formado por 60 representantes de entidades sociais, de classe e universidades da Capital. O grupo debateu e definiu os principais desafios da cidade para os temas: saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano.

Resultados

– O documento Desafios de Florianópolis – Subsídios para Elaboração do Plano de Metas será entregue aos candidatos à prefeitura a partir das 19h de hoje, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Beira-Mar Norte.

Continua depois da publicidade

– A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município para tornar obrigatório a elaboração de um plano de metas foi aprovada numa primeira fase pela Câmara de Vereadores. O texto está em análise pela casa.

Como participar

– O documento na íntegra está disponível no site oficial do movimento.

– Use o relatório para promover debates pré-eleições.

– Crie soluções ainda não pensadas.

– Empreenda projetos que não saíram do papel.

– Apoie iniciativas em temáticas importantes para você.

– Após por em práticas algumas as ações, compartilhe conosco no facebook.