O mundo automotivo viu nascer em setembro de 1966 um carro que tinha como ideal proporcionar o puro prazer de dirigir. Batizado de Camaro, o muscle car – carros musculosos que esbajam potência, tamanho e performance elevada – da Chevrolet logo conquistou fãs pelo mundo inteiro. Mais agressivo que um felino, seus ombros largos, capô alto, traseira curta e rodas imponentes chamavam a atenção.
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A primeira geração do veículo teve as versões cupê e conversível. Mais de 100 mil unidades foram vendidas, o que significou a entrada definitiva da GM nesse nicho de mercado. Como todo carro da época, a atração principal era o motor. Os Camaros básicos eram equipados com um motor V6, de 3.8 litros e 140 cavalos (cv) de potência bruta. Para quem quisesse mais força, opções com motor V8, de 5.35 litros e configurações de 210cv e 275cv foram disponibilizadas, além do clássico 5.75 litros que poderia gerar 255cv ou 295cv de potência.
Combinando todas as versões, era possível ter 80 camaros diferentes e adicionar cerca de 40 acessórios. A versão Super Sport (SS) não trazia apenas motores potentes, mas também um acabamento especial que contava com faixas decorativas, capô exclusivo, suspensão firme, rodas e pneus mais largos. A produção da primeira geração se encerrou em 1969 com mais de 270 mil unidades vendidas.
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Em 1970 surgiu a segunda geração. O modelo consagrou-se como o mais vendido da GM, atraindo mais fãs por seu visual ousado para a época e suas linhas marcantes. Durou 12 anos e, neste período, o Camaro sofreu algumas alterações na estética, ganhou equipamentos de série e as versões RS, SS e Z28.
Versão mais econômica surgiu em 1973 em meio à crise do petróleo
A RS vinha equipada com motor de seis cilindros em linha e 155cv de potência; a SS tinha motor V8 de 255cv ou 300cv; e a Z28 era equipada com motor de 360cv que fazia de zero a 100 km/h em apenas seis segundos. Na época, as vendas da Z28 foram prejudicadas por causa do aumento do preço do petróleo, levando os consumidores a comprar carros mais econômicos.
Para piorar, normas do governo contra a poluição puseram fim aos V8 e à produção do Super Sport. Em 1973, a GM lançou o Camaro LT, luxuosa versão com motor seis cilindros em linha, com menos potência, porém mais econômico. Nos anos seguintes, o LT recebeu algumas mudanças e um pacote de acessórios chamado de Rally Sport, que deixou o carro mais acessível.
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Protagonista no filme Transformers
A terceira geração do Camaro surgiu em 1982. Daquela vez, a Chevrolet deixou o carro com um design mais moderno, quase futurista, com linhas mais retas e a criação da traseira hatch. Como as vendas estavam abaixo das 100 mil unidades anuais, houve uma tentativa de revitalizar o mito com o nascimento da quarta geração em 1993.
Redesenhado, o Camaro ficou mais atraente e passou a vir equipado com motores V6, de 160cv. O Z28 ganhou o motor LT-1 V8, de 275cv, do Corvette, e mais tarde recebeu sistema de controle de tração como opcional. Já a versão SS foi equipada com motor V8 de 310cv.
Após sete anos de ausência no mercado (entre 2002 e 2009 não houve produção), o Camaro ganhou a quinta geração e foi protagonista do Transformers. Apesar da trajetória de sucesso, somente em 2010 a Chevrolet trouxe o veículo oficialmente para o Brasil. Um carro que se diferencia pela longevidade, pluralidade e apelo esportivo, sem falar da ousadia nas cores e adereços.
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