Os pilotos que costumam pousar no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, vão ter seu trabalho facilitado ainda neste ano. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) publicou nesta segunda o edital de licitação para o projeto executivo e as obras de instalação do ILS (sistema de pouso por instrumentos, na sigla em inglês).
Continua depois da publicidade
O custo das obras é de R$ 2,95 milhões e a previsão é de que elas se estendam até setembro, possibilitando que o equipamento entre em operação até o final do ano, conforme estabelecido pela Infraero e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A abertura das propostas está prevista para 12 de abril, na Superintendência Regional da Infraero, em Porto Alegre.
O ILS é um sistema de equipamentos de auxílio que orienta o direcionamento de aviões para pouso. O equipamento de categoria 1, que será instalado no terminal, de Joinville é capaz de orientar aviões a uma altura a partir de 60 metros, visibilidade a partir de 800 metros e contato visual com a pista a partir de 350 metros.
– A instalação deste equipamento representa uma grande mudança para o aeroporto. Teremos uma melhora considerável nos pousos em condições atmosféricas adversas -, explica o superintendente da Infraero em Joinville, Rones Heidemann.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi comemorado pela Acij, que transformou a defesa de novos investimentos no aeroporto em uma de suas prioridades para 2012.
LEIA MAIS: