A nova sede da 3ª Companhia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na zona Norte de Joinville, será construída exclusivamente com investimento privado. Nesta caso, o Estado entrará apenas com o recurso humano.

Continua depois da publicidade

Depois de aproximadamente três anos de negociações, foi lançada na manhã desta quarta-feira, a pedra fundamental da base em um terreno cedido por comodato pelo Perini Business Park. Isso significa que as instalações serão de responsabilidade da polícia enquanto forem utilizá-las para os fins acordados. Caso a base venha a ser desativada no futuro, a propriedade volta a pertencer ao Parque Perini.

O investimento do grupo empresarial é de R$ 1,1 milhão. Além de entregar o prédio mobiliado, uma viatura e quatro motocicletas estão inclusas no pacote. A nova sede da companhia já tem data de inauguração: 26 de novembro.

O presidente do Perini Business Park, Marcelo Hack, garante que a base ficará a serviço da comunidade e espera que a iniciativa sirva de exemplo ao meio privado.

Continua depois da publicidade

– Graças a Deus, Joinville ainda não tem índices (de violência) fora da média nacional. Então, a gente precisa começar a se precaver com isso. Como o Estado tem dificuldade em fornecer esse tipo de infraestrutura, nós resolvemos fazer a parte de estrutura física.

De acordo com o comandante do 8º Batalhão da PM, que responde pelo policiamento da zona Norte, Nelson Henrique Coelho, a base que hoje funciona em Pirabeiraba não será desativada. As duas estruturas servirão de apoio ao trabalho dos 50 policiais que atuam na região. A intenção é empregar esforços nas atividades operacionais.

– O efetivo não vai ser alterado. Além de dar condições mais adequadas ao nosso policial, estaremos mais próximos da comunidade. A nova sede também contará com uma base de videomonitoramento. Então, Pirabeiraba e a região Norte só tem a ganhar.

Continua depois da publicidade