A pavimentação dos 9,4 quilômetros do Contorno Viário de Seara foram concluídas há mais de um ano mas não pôde ser inaugurado pois faltava a ponte sobre o rio Caçador. Pois nesta semana foi lançada a licitação para a construção da ponte, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.
Continua depois da publicidade
A estrutura terá 60 metros de extensão e o custo máximo de R$ 3,3 milhões. A menor proposta será a vencedora. A abertura será no dia 18 de maio. O prazo de execução é de 210 dias.
No final de 2018 o prefeito de Seara, Edmílson Canale, chegou a classificar a situação como uma aberração, pois tinha um contorno que não poderia se utilizado. Na época a secretaria da Infraestrutura informou que o projeto da ponte não tinha sido incluído na obra, que liga a SC-283, no trevo de Xavantina, até a SC-155, que vai para Itá.
A ponte vai ajudar a desviar o trânsito pesado do centro da cidade, onde já ocorreram vários acidentes devido ao declive acentuado. Também vai facilitar que vai de Chapecó a Itá, e vice-versa.
Continua depois da publicidade
No entanto o prefeito de Seara disse que, para beneficiar quem vai a Concórdia, teria que ser feita uma nova etapa do contorno, com mais oito quilômetros. De acordo com o prefeito já existe um estudo para fechar o contorno.