Em novo boletim médico divulgado na noite desta quarta-feira, o Hospital da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, informou que a brasileira Laís Souza passará por mais duas cirurgias ainda esta semana. Segundo os médicos, a ex-ginasta será submetida a uma traqueostomia (procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traqueia, abaixo da laringe, indicado em emergências e nas intubações prolongadas) e uma gastrostomia (procedimento cirúrgico para a fixação de uma sonda alimentar).

Continua depois da publicidade

Laís Souza está internada desde segunda-feira na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica depois de sofrer grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah. A atleta do esqui aéreo, que aguardava a confirmação de sua classificação para os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, no próximo mês, sofreu trauma severo na coluna cervical. Submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical, a ex-ginasta está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar.

– Estes procedimentos (a traqueostomia e a gastrostomia) são simples e representam os passos iniciais em seu processo de recuperação. Hoje ela apresentou um pequeno progresso do quadro neurológico e conseguiu mexer e sustentar os ombros, o que não acontecia ontem. Reiteramos que a atleta ainda se encontra na fase aguda do trauma e qualquer prognóstico definitivo necessita de tempo – afirmou o médico do Time Brasil Antonio Marttos Jr., que trabalha na Universidade de Miami, está acompanhando o caso em Utah.

Além do brasileiro, Laís está sob os cuidados da médica Holly Ledyard, neurointensivista, e do médico Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah. Nesta quinta-feira, a atleta passará a ter a companhia de sua mãe, Odete Vieira da Silva Souza. A mãe de Laís viaja nesta quarta-feira acompanhada da fisioterapeuta Denise Lessio. A gerente geral de Planejamento Esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Adriana Behar, também viaja nesta quarta-feira.

– Laís está tendo um atendimento médico excelente pela equipe da Universidade de Utah e continua na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica, recebendo todos os cuidados dispensados a uma paciente com este tipo de lesão. Ela está estável, com todos os parâmetros clínicos sob controle, e passou muito bem a noite. Laís esta acordada, interagindo com todos ao seu redor e mentalmente muito forte para enfrentar a longa recuperação que terá pela frente. Ela ficou muito contente ao saber que sua mãe chegará amanhã, e está sabendo das manifestações de carinho da família, dos amigos e de todos os brasileiros – finalizou Mattos Jr.

Continua depois da publicidade