Bebeu água? Confesso: sou daquelas que custam a beber o necessário de água por dia — sempre acabo esquecendo e sofrendo as consequências, meu organismo bem sabe. De tanto sofrer, decidi: aproveito esta segunda-feira, dia mundial pra se tomar novas atitudes, para começar um processo que transforme a ingestão deste líquido precioso num hábito – e lhe convido para o mesmo, se é o seu caso.
Continua depois da publicidade
Pra quem ainda não se deu conta, especialistas da área são categóricos: beber água é mais que uma tarefa, é um dever à vida. É ela quem faz o transporte de alimentos (como vitaminas, minerais e proteínas) para as células, permitindo as reações químicas que mantêm a vida. Sem falar o quanto a falta dela prejudica o rim, a coagulação do sangue e também o coração: estudos mostram que as pessoas que consomem pelo menos cinco copos de água por dia possuem 41% a menos de chance de desenvolver problemas cardíacos do que os que consomem menos de dois copos. Os benefícios não param por aí, mas estes já me convenceram…
O CAMINHO DAS PEDRAS
A neurociência explica (e isso aprendi na minha formação como neurocoach) que, para um hábito ser incorporado, é preciso treino por, pelo menos, 21 dias. Então, se a meta é beber água o suficiente, escreva no papel o quanto e quantas vezes ela será ingerida por dia, crie um cronograma.
Continua depois da publicidade
Com o planejamento feito, coloque o celular para despertar em todos os momentos de consumi-la. Persista no seu plano pelos 21 dias – dê esse novo comando ao seu cérebro e ele vai começar a pedir que você beba água regularmente. O que começa como dever termina como querer! Faça e me diga: vou começar hoje e, ao terminar meu processo, venho aqui dividir com você. Aliás, no meu Stories do Instagram @lainevalgas vou fazer o passo a passo do processo — siga-me lá!