— Agora vou ser um atleta paraolímpico.
A frase que deixa meu coração apertado é a mesma que me enche de esperança e me soa até como um puxãozinho de orelha. Ela veio muito voluntariamente de um garoto que, aos 13 anos, mostra uma sabedoria de deixar qualquer marmanjo envergonhado — como eu fiquei. Lucas Boing Caetano, morador de Porto Belo, nasceu com uma síndrome chamada Hemimelia Fibular, falta da fíbula e deformidade do pé. É uma síndrome rara que atinge um em cada 50 mil nascidos vivos. A amputação sempre foi uma opção adiada mas chegou, semanas atrás, no dia 31 de março, procedimento feito pouco abaixo do joelho. Aliás, olha a coragem, dele: depois de muito estudo foi o menino mesmo que decidiu pela amputação.
Continua depois da publicidade
— Eu conversei com os médicos e entendi que o melhor pra mim foi ter amputado. Agora eu terei uma perna mecânica, tipo os personagens do Full Metal Alchemist! — diz Lucas, brincando e usando como exemplo heróis de uma animação japonesa que usam próteses mecânicas.
Sozinho não!
Continua depois da publicidade
A animação de Lucas e a maneira leve com que encara sua situação é quase tão rara quanto à própria síndrome. Infelizmente apenas isso não garante que tudo está em seu lugar — embora indique que possa sim ficar.
— É que uma prótese como essa custa em média R$ 30 mil, um preço muito alto para nossas condições financeiras. Não temos condições alguma de comprá-la — conta Maike Boing, mãe do menino. Mas a estrela desse garoto brilha… e ele não está sozinho nessa!
Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página do Espaço do Trabalhador no Facebook
O som do coração
Lucas vive no meio musical desde muito pequeno, sempre recebendo o carinho dos artistas de onde vive. E, pra sua alegria (e de toda a família), vem da música a grande esperança pra que essa história tenha o que ele chama de final feliz. Músicos de Porto Belo, e de todo o Estado, se juntaram e decidiram criar um grande show solidário, o II Festival Huaum Beneficente, para viabilizar a prótese do garoto.
Continua depois da publicidade
Será no Vintage Rock Bar (Rua Dorvalino Voltolini, 1000, Perequê, Porto Belo), no próximo sábado, dia 4 de junho, a partir das 15h. A festa vai contar com 13 atrações, em dois palcos — entre elas o Gazu, ex-dazaranha, além de exposições de arte. A entrada custa R$ 20 e tudo será destinado ao Lucas. Quem não puder comparecer, pode ajudar depositando qualquer quantia na seguinte conta:
— Caixa Federal, agência 1445, conta 00021593-1, operação 13 (poupança).
Informações pelo (47) 9793-4798, com a mãe de Lucas. Uma história pra questionar ao que damos importância na vida, como lidamos com os desafios que ela nos traz… e pra inspirar o ser humano mais humano que certamente existe em cada um de nós. Já somos teus fãs, Lucas!