Eles tem sua marca registrada nas fachadas e esquadrias de alumínio de grandes prédios e construções pelo Estado. Fizeram a empresa em que trabalham, a Alumonta, de Biguaçu, na Grande Florianópolis, virar referência no mercado – de tão empenhados e talentosos que são. E, ao conhecê-los de perto, eu entendi o porquê de tanto sucesso: eles amam o que fazem e têm como líderes pessoas que sabem valorizar e incentivar isso!

Continua depois da publicidade

Foi com estes guerreiros que, junto com o educador físico Affonso Kulevicz, acabo de estar num encontro que tinha o título de palestra, mas que acabou numa grande e intensa conversa sobre o que chamo de ¿a alma¿ de qualquer negócio: o encontrar um tempo para pensar e cuidar de si.

Homem sim senhor!

Minha experiência em palestras sempre foi com públicos mistos ou exclusivamente femininos. Desafiador aqui foi falar de assuntos tão íntimos e profundos com uma plateia formada 95% por homens: ainda tinha o (pré)conceito de que isso não era muito pra eles. Mero engano!

Continua depois da publicidade

Essas pessoas que pegam pesado o dia inteiro na fábrica são as mesmas que se interessam sim pelas emoções, pelos sentimentos, por suas famílias e em como viver melhor consigo e com quem os cerca. Aliás, eles conseguiram ficar o tempo inteiro de olhos e corações abertos! Nos emocionamos e nos divertimos muito – ah, como demos risadas! Voltamos pra casa com aquela sensação boa de uma troca muito intensa, de missão cumprida e do quanto o simples é a essência de tudo: precisamos mesmo aprender a descomplicar mais a vida.

Valeu demais amigos!

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas