Sempre fui do tipo de aluna que contava os dias pra recomeçar as aulas. Quase nem dormia na véspera do primeiro dia! E acabo de voltar aos meus tempos de colégio, pelas mãos de uma turma muito especial: a do Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

O convite da direção era pra que eu fizesse uma palestra de motivação para este retorno. Confesso que fiquei meio inquieta só de pensar em falar de metas, pra gente tão jovem – turmas do nono ano e ensino médio. Até que me dei conta de que não são tão mais crianças. Que sim, aos 14, 15, 17 anos, precisam pensar no que vão ser, agora que cresceram. E essa foi a tônica da nossa conversa: o que eles gostariam de dizer pra si mesmo quando chegarem aos 30 anos? Silêncio na plateia e vários olhares me perguntando:

– como assim, não é cedo demais pra pensarmos nisso? – ou “não consigo me imaginar lá na frente.

Tarefa pra casa

Mas eles aceitaram o desafio e foi show ver uma galerinha tão bonita pensando de uma maneira tão focada em seu futuro. Levaram até uma tarefa pra casa: pensar por alguns minutos, todos os dias, sobre quem querem ser como adultos – e como vão trabalhar hoje, pra chegarem no que almejam.

Continua depois da publicidade

Se vale a dica, sugira essa reflexão na sua casa: é quando a gente toma as rédeas da vida, pra poder ir ainda mais longe, como essa galera aí já provou que vai. Valeu queridos!

Confira as notícias da colunista Laine Valgas

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook