Como tem sido sua relação com o espelho? Somos literalmente aquilo que vibramos, sobretudo em pensamentos, para o mundo. Se o sentimento que temos a nosso respeito não é bom, a estima sempre será baixa. A saída então é ajustar o “espelho interno” pra ficar em paz com o externo.
Continua depois da publicidade
Se este movimento é muito desafiador, o inverso também pode funcionar, ou seja, dar “um tapa no visual”, se enxergar mais bonita ou bonito, pode sim mexer positivamente com nossas emoções e nos colocar no caminho de reencontro com a nossa autoestima em alta. E é nessa ideia que o Instituto Bem Viver, na Grande Florianópolis, acaba de apostar num belo trabalho feito com mulheres que enfrentam diariamente a luta contra o câncer, através do projeto fotográfico Empoderamento Feminino — Um novo olhar sobre a vida.
“Ainda existe vida!”
Criado por pessoas que tiraram um tempo do seu dia para se dedicar de forma voluntária, o projeto proporcionou a nove mulheres, todas participantes dos projetos desenvolvidos pelo Instituto, uma tarde de beleza acompanhada de uma sessão fotográfica.
Continua depois da publicidade
Além disso, estimulou essas mulheres através do empoderamento feminino, a voltarem a acreditar em si mesmas mostrando que é possível retomar as rédeas da própria vida, propondo uma reflexão sobre a capacidade de superação e transformação humana. “Teve um momento durante o tratamento que cheguei a tirar todos os espelhos da minha casa porque não gostava da imagem que via refletida neles. Quando soube da sessão de fotos hesitei em ir, pois achava que não ficaria bonita. Depois da maquiagem e de ver o resultado das fotos me senti linda e vi que ainda existe vida dentro de mim”, revela Cristiane de Souza Dias, 39 anos, que luta contra o câncer desde 2013.
Pra todo mundo ver e se inspirar
Aproveitando que outubro é o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, a transformação dessas meninas lindas poderá ser vista a partir de hoje, dia 19, na exposição Um novo olhar sobre a vida, às 19h. As nove imagens, feitas pela fotógrafa Cristina Estefano, ficarão expostas no Shopping Itaguaçu, em São José (espaço da antiga loja de brinquedos) até o dia 30 de outubro.
Além disso amanhã, dia 20, às 19h, a psicóloga Márcia Nogueira, acompanhada da presidente voluntária da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) Jurema Ramos dos Santos, vão ministrar gratuitamente no mesmo espaço a palestra Empoderamento Feminino. Logo depois, às 20h30min, acontece um bate-papo com Priscila Propp, que vai contar um pouco da sua história de superação na luta contra o câncer. O acesso ao espaço é gratuito.
Continua depois da publicidade
Leia mais comentários de Laine Valgas
Leia notícias sobre emprego e carreira no Espaço do Trabalhador da Hora
Leia mais notícias:
Mural feito com apoio da lei de incentivo à cultura é apagado em Balneário Camboriú