Não sei você, mas eu tenho levado sustos ao receber no fim de cada mês a minha conta de energia elétrica. Somos em dois lá em casa… mas parece que há mais gente morando conosco: o consumo é de uma família grande. Como não achamos nosso dinheiro no lixo, como diz minha mãe, demos uma paradinha para refletir sobre nossos hábitos — e descobrir como poderíamos fazer os valores baixar. Nesse caminho encontramos um belo incentivador da nossa atitude: um programa que dá vantagens, uma espécie de premiação, pra quem economiza luz em casa. É o ¿Pague Verde¿.
Continua depois da publicidade
Único no país
O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil e foi criado há três meses por três amigos de Florianópolis e um de São Paulo — que além da questão do consumo de energia, estavam preocupados com a sustentabilidade. Hoje, o projeto que atende na plataforma on-line, já abrange todos os municípios catarinenses e a capital paulista.
Como aderir?
Continua depois da publicidade
O primeiro passo para participar do Pague Verde é se cadastrar no site www.pagueverdebrasil.com.br.
Após o cadastro, o consumidor passa a receber as instruções por e-mail e, completando o passo a passo, terá a conta da distribuidora de energia (no nosso caso a Celesc) conectada com ao programa. A partir daí, a pessoa passa a contar com um acompanhamento mensal, recebe relatórios detalhados de consumo, dicas de otimização de energia e até mesmo produtos mais eficientes para economizar.
E não é só isso: economizando, o consumidor passa a receber pontuações que podem ser trocadas por desconto em lojas e ingressos de cinema. ¿Aos poucos, sendo acompanhada e orientada mais de perto, a pessoa passa a mudar sua maneira de pensar e agir”, afirma o diretor técnico do Pague Verde, Marcelo Andrioli.
Então, vamos começar a semana repensando nossa utilização da energia elétrica? Nosso cadastro já está garantido!
Continua depois da publicidade
Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas