Não sei você, mas eu tenho levado sustos ao receber no fim de cada mês a minha conta de energia elétrica. Somos em dois lá em casa… mas parece que há mais gente morando conosco: o consumo é de uma família grande. Como não achamos nosso dinheiro no lixo, como diz minha mãe, demos uma paradinha para refletir sobre nossos hábitos — e descobrir como poderíamos fazer os valores baixar. Nesse caminho encontramos um belo incentivador da nossa atitude: um programa que dá vantagens, uma espécie de premiação, pra quem economiza luz em casa. É o ¿Pague Verde¿.

Continua depois da publicidade

Único no país

O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil e foi criado há três meses por três amigos de Florianópolis e um de São Paulo — que além da questão do consumo de energia, estavam preocupados com a sustentabilidade. Hoje, o projeto que atende na plataforma on-line, já abrange todos os municípios catarinenses e a capital paulista.

Como aderir?

Continua depois da publicidade

O primeiro passo para participar do Pague Verde é se cadastrar no site www.pagueverdebrasil.com.br.

Após o cadastro, o consumidor passa a receber as instruções por e-mail e, completando o passo a passo, terá a conta da distribuidora de energia (no nosso caso a Celesc) conectada com ao programa. A partir daí, a pessoa passa a contar com um acompanhamento mensal, recebe relatórios detalhados de consumo, dicas de otimização de energia e até mesmo produtos mais eficientes para economizar.

E não é só isso: economizando, o consumidor passa a receber pontuações que podem ser trocadas por desconto em lojas e ingressos de cinema. ¿Aos poucos, sendo acompanhada e orientada mais de perto, a pessoa passa a mudar sua maneira de pensar e agir”, afirma o diretor técnico do Pague Verde, Marcelo Andrioli.

Então, vamos começar a semana repensando nossa utilização da energia elétrica? Nosso cadastro já está garantido!

Continua depois da publicidade

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Facebook